sábado, 2 de janeiro de 2021

Hernâni Matos, meu amigo


Francisco Martinho Garrido Ramos (Xico de São Bento).  Poeta popular e Presidente
da Academia do Bacalhau de Estremoz.
 

Décimas dedicadas a Hernâni Matos
pelo poeta popular Xico de São Bento


HERNÂNI MATOS, MEU AMIGO

MOTE                                                                    
Hernâni Matos, meu amigo
Homem da escrita e da cultura,
É um gosto  aprender contigo,
Para mim és uma figura.

És homem de forte convicção,
Como jornalista e escritor,
És dedicado investigador,
És blogger por paixão
E tens Estremoz no coração,
Razões porque te digo,
Que tens a cultura como abrigo
Da barristica gostas de falar,
E tudo sobre os bonecos estudar
Hernâni Matos, meu amigo.

Pessoa nas artes esclarecida,
Ganhas o pão como professor
E és exímio comunicador.
Grande apaixonado pela vida,
Que fazes por ser bem vivida.
Socialmente boa criatura
E fisicamente com estatura
Grande fã da nossa cidade
E bem visto na sociedade
Homem da escrita e da cultura.

Estudioso da arte pastoril,
De que estás bem informado,
Da enxada à charrua e ao arado,
Do alforge, aos safões e ao barril,
Utensílios conheces mais de mil.
Da pastorícia és grande amigo,
Conheces a aveia, a cevada e o trigo,
Desde o churrião ao burnil, até canga
Para Ti não há segredos na manga
É um gosto aprender contigo.

Por vezes temos discordado,
Em nomes ou definições,
Cada um tem as suas opiniões,
Mas eu não fico conformado.
Quando penso que estás errado,
Nas coisas da agricultura,
Mantenho a minha postura.
Ainda que sejas professor,
Eu não sou desconhecedor,
Para mim és uma figura.

São Bento do Ameixial, 31/12/2020
Xico de São Bento

4 comentários:

  1. Muito bem dito sim senhor
    Parabéns ao Hernâni
    Mais ao ilustre rimador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Acilda. Um bom ano de 2021 para si e toda a sua Família. Para si, um grande abraço,também.

      Eliminar
  2. Parabéns Amigo Hernani por tão inspirado elogio que gostaria de assinar, tal como presumo que assinarão os leitores do teu blog e os numerosos amigos. Muito bonito receber um tributo de gratidão, hoje uma raridade neste mundo materializado e amedrontado com mutações da Verdade. Abraço amigo. António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, António. Um bom ano de 2021 para ti e todos os teus. E já agora um grande abraço, também.

      Eliminar