quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Ana das Peles, presente!


Ana das Peles (1859-1945). Fotografia (1940) de Albert t’Serstevens (1886-1974).
Arquivo fotográfico do autor.

LER AINDA

Evocação
Há figuras que pela sua acção desempenharam um papel de relevo na construção da Memória de Estremoz, pelo que não podem ser olvidadas nas páginas da História local. É o que se passa com Ana das Peles (1859-1945), velha barrista que foi o instrumento primordial da recuperação da extinta tradição de manufactura dos Bonecos de Estremoz, empreendida pelo escultor José Maria de Sá Lemos nos anos 30 do séc. XX.
A 19 de Fevereiro de 2020 completam-se 75 anos sobre a morte da barrista que foi uma figura chave na recuperação duma tradição extinta e que hoje é motivo de orgulho para todos os estremocenses.
Ana das Peles partiu, mas os seus Bonecos muito apreciados e procurados, povoam vitrinas de coleccionadores e de museus para deleite de espírito. Com eles a imagem de marca da nossa identidade cultural local e transtagana, testemunho e herança de uma época.
Para além dos Bonecos nascidos das suas mãos, Ana das Peles encontra-se perpetuada nas palavras escritas daqueles que com olhos de ver, souberam transmitir aos vindouros o que ela era, o que ela fazia e o que ela representava: o memorialisno de Sá Lemos, as estrofes de Celestino David, o jornalismo de Albert t’Serstevens, a evocação regionalista de Azinhal Abelho.
Hoje como ontem, os barristas de Estremoz continuam a criar figuras que viajam por esse mundo fora, para tornar as pessoas felizes. Daí que na 1.ª Feira de Arte Popular e Artesanato do Concelho de Estremoz, o Poeta António Simões tenha proclamado: “Barro incerto do presente / Vai moldar-te a mão do Povo / Vai dar-te forma diferente / Para que sejas barro novo!”
75 anos volvidos sobre a morte de Ana das Peles, os seus gestos de modeladora de sonhos, continuam a ser repetidos, ainda que recriados pelos barristas de hoje. Por isso Ana das Peles é imortal e os Bonecos de Estremoz serão eternos.
Ana das Peles partiu mas estará para todo o sempre presente na nossa memória e nos nossos corações. É caso para dizer
- ANA DAS PELES, PRESENTE!
Nota final
Esta evocação de Ana das Peles é a homenagem singela e possível de vozes insubmissas que se recusam a ser cúmplices do silêncio olímpico e majestático do Município, que passou ao lado da efeméride.  

Estremoz, 18 de Fevereiro de 2020
(Jornal E nº 240, de 19-02-2020)

1 comentário:

  1. Gostei de ler e ficar a saber a vida da barrista Ana Peles e quão importante foi na Barrístca de Estremoz.Também lamento que o Município não se tenha referido à efeméride da sua morte mas isso são contas de outro rosário, suponho eu.

    ResponderEliminar