domingo, 27 de março de 2011

As aves e o Paraíso


O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25). O PARAÍSO. Óleo sobre madeira de Herri met de Bles (c. 1500-1550). Rijksmuseum, Amsterdão.

Na tradição bíblica, o Paraíso Terrestre (Jardim do Éden ou Jardim das Delícias) é o local da primitiva habitação do Homem, onde ocorreram os eventos narrados no Livro do Génesis (Génesis 1, 2 e 3): a criação de Adão e Eva, a indicação a Adão para cultivar e guardar o Jardim, bem como a indicação expressa de que podia comer frutos de todas as árvores, excepto os da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mal. Ao desobedecerem a essa ordem e ao comerem o fruto proibido, Adão e Eva ficaram a conhecer o bem e o mal. Desse pecado original, nasceu a vergonha e o reconhecimento de estarem nus. Como resultado da desobediência, Deus expulsou-os do Paraíso:
- O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25)
- A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?” (Génesis 3,1)
- A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim. (Génesis 3,2)
- Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.” (Génesis 3,3)
- “Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis! (Génesis 3,4)
- Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.” (Génesis 3,5)
- A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. (Génesis 3,6)
- Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si. (Génesis 3,7)
- E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim. (Génesis 3,8)
- Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?” (Génesis 3,9)
- E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.” (Génesis 3,10)
- O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?” (Génesis 3,11)
- O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.” (Génesis 3,12)
- O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.” (Génesis 3,13)
- Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. (Génesis 3,14)
- Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Génesis 3,15)
- Disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.” (Génesis 3,16)
- E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. (Génesis 3,17)
- Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. (Génesis 3,18)
- Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.” (Génesis 3,19)
- Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes. (Génesis 3,20)
- O Senhor Deus fez para Adão e sua mulher umas vestes de peles, e os vestiu. (Génesis 3,21)
- E o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente.” (Génesis 3,22)
- O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado. (Génesis 3,23)
- E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida. (Génesis 3,24)
O Paraíso Terrestre foi tema central da pintura europeia, que ao longo dos séculos inspirou inúmeros pintores. Deles destacamos Hieronymus Bosch, Lucas Cranach, “O Velho”, Michelangelo Buonarroti, Albrecht Altdorfer, Jacopo Bassano, Jacob de Backer, Jan Bruegel, “O Velho” e Charles Auguste Bouvier. Através das obras destes grandes mestres procurámos ilustrar a harmonia em que Adão e Eva viviam com os animais, entre eles as aves que são o objecto central dum conjunto de posts iniciado com “Deus e a criação das aves”, o qual terá continuidade.

BIBLIOGRAFIA
- ART ET BIBLE [http://www.artbible.net ]
- BIBLIA CATÓLICA [http://www.bibliacatolica.com.br]
- BIBLICAL ART ON WWW [http://www.biblical-art.com]
- WEB GALLERY OF ART [http://www.wga.hu]


O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25). Tríptico do Jardim das DELÍcias (c. 1500) – parte esquerda. Óleo sobre tela de Hieronymus Bosch (1450 - 1516). Museo del Prado, Madrid.
O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25). JARDIM DO ÉDEN (1570-73). Óleo sobre tela de Jacopo Bassano (c.1510–1592). Galleria Doria Pamphili, Roma.
O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25). JARDIM DO ÉDEN. Óleo sobre Madeira de Jacob de Backer (1555/60-1585/90). Groeninge Museum, Bruges.
O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25). JARDIM DO ÉDEN (1612). Óleo sobre cobre de Jan Bruegel, "O Velho" (1568-1625). Galleria Doria Pamphili, Roma.
O homem e amulher estavam nus, e não se envergonhavam . (Génesis 2,25). ADÃO E EVA NO JARDIM DO ÉDEN (1615). Óleo sobre cobre de Jan Bruegel, "O Velho" (1568-1625). Colecção Real, Reino Unido.
O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25). PARAÍSO TERRESTRE (C.1621). Óleo sobre cobre de Jan Bruegel, "O Velho" (1568-1625).   Musée du Louvre, Paris.
O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam. (Génesis 2,25). O PARAÍSO TERRESTRE. Óleo sobre tela de Jan Bruegel, "O Velho" (1568-1625). Museo del Prado, Madrid.
A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. (Génesis 3,6). O PECADO ORIGINAL (1616). Óleo sobre madeira de Jan Bruegel, "O Velho" (1568-1625).  Szépmûvészeti Múzeum, Budapest.
A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. (Génesis 3,6). PEGANDO A MAÇÃ. Óleo sobre tela, atribuído a Charles Auguste Bouvier (francês, activo em 1845-53). Musée des Beaux-Arts, Dole.
A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. (Génesis 3,6). ADÃO E EVA (1528). Lucas Cranach, “O Velho” (1472-1553). Oleo sobre madeira (Díptico). Galleria degli Uffizi, Florença.
A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. (Génesis 3,6). A TENTAÇÃO DO HOMEM (c. 1535). Óleo sobre madeira da Oficina de Albrecht Altdorfer (1480-1538). National Gallery of Art, Washington.
O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado. (Génesis 3,23). A QUEDA E A EXPULSÃO Do JARDIM DO ÉDEN (1509-10). Fresco de Michelangelo Buonarroti (1475-1564). Cappella Sistina, Vaticano.