quarta-feira, 17 de março de 2010

Quem não tem que fazer, faz colheres




Se é certo que é isso que diz o rifão, o que não é menos certo é que quem o fazia, não o fazia de qualquer maneira. Começava logo na escolha da madeira, sendo sabido que no Alentejo, as madeiras que o pastor tinha à sua disposição, eram as fornecidas pelas árvores ou arbustos existentes na região: azinheira, buxo, carvalho, castanho, cerejeira, cipreste, esteva, figueira, laranjeira, nespereira, nogueira, oliveira, piorno, sabugo, sobro, vimeiro.
O pastor escolhia um pau de qualidade, sem nós nem veios que viessem a fender depois da obra acabada. Naturalmente que o tamanho e o calibre do pau tinham a ver com aquilo que se ia fazer.
Um pastor adestrado a fazer colheres, começava por escolher um pau que evidenciasse o característico perfil em S, o que tinha a ver com as características ergonómicas que a colher devia reunir. Estas, podem-se resumir no seguinte: necessidade e conveniência de a concha fazer um ângulo com o cabo da colher, que na outra extremidade deve fazer um ângulo em sentido inverso. O cabo deve, de resto, ser facilmente adaptável à mão do utilizador.
É sabido que “A necessidade é mestra de engenho.” Daí que o pastor tenha empiricamente adquirido competências que se traduziram na capacidade de conceber colheres (e outros objectos) que fossem ergonómicos, isto é com qualidade de adaptação ao seu utilizador e à tarefa que ele tinha de realizar. Daí que a colher tivesse de ser usável com eficácia, eficiência e satisfação. Com eficácia, porque distintos utilizadores eram capazes de se servir delas com bons resultados. Com eficiência, já que a sua utilização exigia pouco tempo e esforço físico. Com satisfação, tendo em conta a facilidade de utilização com parcos recursos de tempo e de esforço físico.
Os utensílios usados na manufactura da colher eram a navalha ou a faca, o compasso, o ponteiro e a legra.
Com o ponteiro ou o lápis era esboçada a geometria geral da colher, sendo o corte da madeira efectuado com a navalha, ao passo que o côvado da colher era escavado com a legra, utensílio constituído por uma navalha de barba, dobrada em gancho numa das extremidades.
As colheres que eram para ser transportadas pelo utilizador tinham o cabo mais curto, ao passo que aquelas que eram para ser usadas em casa, podiam ter um cabo maior.
Da máxima relevância era a concha que tinha de ter uma capacidade adequada à sua função. E não podemos esquecer que nas herdades, muitas vezes se comia dum recipiente comum – o barranhão. Isto implicava que a colher usada tivesse a maior concha possível, tendo como única limitação, o caber na boca de quem a usava. Assim se conseguia numa única colherada, levar a maior quantidade possível de comida à boca. O que era importante em tempos de miséria e de fome.
Depois de por corte do pau ter sido conseguida a forma geral da colher, esta estava apta a ser decorada. Para tal e também com o auxílio do ponteiro ou do lápis, esboçava-se o desenho a executar, gravado ou escavado. Os motivos eram os mais diversos: ramagens, folhas, flores, animais, estrelas, cruzes, motivos geométricos como o círculo, o triângulo ou o quadrado, assim como rosetas, arabescos, cordas, zig zags, signo saimão, imagens religiosas, etc. O traçado perfeito, rigoroso e absolutamente simétrico de rosetas, de estrelas e do signo saimão não dispensava o uso do compasso.
Os motivos usados na decoração tinham não só a ver com o imaginário do criador, bem como com as simbologias que lhe estavam subjacentes, na perspectiva também do utilizador da colher ou atendendo a quem ela podia ser oferecida: à conversada, à esposa ou o que não era raro, ao patrão.
Em geral, apenas era decorado o cabo da colher, o qual além de poder ser gravado ou escavado, podia ser recortado nos bordos e/ou no interior. O cabo da colher podia mesmo apresentar uma ou mais partes móveis, tais como pequenos anéis móveis ao longo duma haste longitudinal fazendo parte integrante do cabo ou esferas móveis encerradas no próprio cabo. Naturalmente que esta requintada e engenhosa decoração com recurso a partes móveis era exclusiva de colheres que se ofereciam como presente a alguém pelo qual se nutria estima ou amor ou, perante o qual se estava numa posição subalterna. Por vezes, nas costas do cabo da colher, eram gravadas as iniciais de quem a tinha feito ou a data em que tinha sido acabada. 
Há colheres que pela complexidade da sua concepção e pelo minucioso rendilhado da sua decoração, são não só jóias de beleza ímpar dentro da arte pastoril, como também autênticos monumentos erigidos em memória dos seus criadores.
A diversidade de solicitações de utilização da colher está na génese de diversas tipologias, que sistematizámos assim:
- Colher de uso corrente
- Colher de porqueiro
- Colher para prova de comida
- Colher para prova de vinhos
À excepção da colher de porqueiro, todas as colheres eram feitas de um único pau, não havendo nunca colagem de componentes.
Vejamos alguns exemplares dos diferentes tipos de colheres:

COLHER DE USO CORRENTE

4,5 x 2,5 x 24,5 cm. Em madeira, com forma antropomórfica, que é uma figura feminina. A postura hierática faz lembrar uma divindade egípcia. A argola superior destinada a prender num gancho ou num prego, faz lembrar o resplendor dum santo e confere imediatamente um espírito de santidade ou de pureza à imagem da mulher.
Curiosa a representação arbustiva que vai dos genitais aos seios. O ventre da mulher é como se fosse um vaso com ranhura, a partir do qual desabrocham ramos que florescem nos seios. Parece que a escultura quer dizer que o ventre da mulher é o vaso de onde nasce a vida e que os seios são as flores da mulher.
Madeira transformada em poesia pelas mãos hábeis dum bordador de solidões que doem. Daí o rifão: "Quem não tem que fazer, faz colheres."

COLHER DE PORQUEIRO 

[5 x 3 x 13,5 cm (fechada) e 5 x 3 x 19,5 m aberta)]. Em madeira, constituída por duas metades articuladas em torno de um eixo que é um simples prego, aparado. Numa das metades, a que incorpora a concha da colher, a mesma está ligada a uma haste que encaixa nas duas hastes da outra metade, que compreende a tampa da colher. Quando esta se encontra aberta, a tampa funciona como cabo. Porém, quando se fecha, passa a exercer a sua função.
A metade da concha está decorada no bordo superior da haste com um duplo zig zag. Quanto à metade da tampa está decorada com motivos florais nas duas faces e com zig zag simples, quer na parte superior, quer na parte inferior das duas hastes que a suportam.
Fechada, a colher era transportada no chapéu do utilizador, com a tampa encaixada entre a fita e o chapéu.
Prática, funcional e ergonómica.

COLHER PARA PROVA DE COMIDA

19,5 x 1 x 8,5 cm. Em madeira. Constituída por duas conchas ligadas através duma haste com um rego longitudinal e com um cabo perpendicular à haste, por onde era pegada por quem a utilizava.
A concepção e utilização de uma colher com esta tipologia, remonta à época em que havia o receio de contágio por tuberculose. Deste modo, quem cozinhava a comida dos ganhões, recolhia a comida a provar com uma das conchas e inclinando a colher, fazia-a escorrer através do rego para a outra concha, donde era levada à boca para provar.
A concha que era levada à boca nunca entrava em contacto com a comida no recipiente onde esta estava a ser confeccionada. Assim se procurava evitar o contágio e com ele mortes subsequentes.
Modernamente, a colher para prova de comida foi tomada como insígnia das confrarias gastronómicas, nomeadamente da do Alentejo.
O cabo do exemplar da imagem tem a forma de um coração que encerra no seu interior, uma ave indeterminada, mas que é um ser que voa, que é capaz de se libertar da Terra e subir ao Céu. O coração é encimado por um malmequer. Também a haste que liga as duas conchas está decorada de cada lado do rego, com um malmequer, com uma folha de cada lado. Simbolicamente, através da colher são formulados ao seu utilizador, os votos de liberdade (ave), amor (coração) e dinheiro (malmequer).

COLHER PARA PROVA DE VINHOS

Em madeira, finamente bordada na zona em que pode ser segura, opondo o polegar ao indicador e ao médio. Perfeita forma de coração. Pelas suas dimensões (5 x 0,9 x 6,8 cm) podia ser transportada sem incómodo algum, no bolso do relógio, quer do colete, quer das calças.
De salientar que a prova organoléptica dum vinho é feita através da visão, olfacto e paladar, recorrendo ao aspecto, nariz e boca.
Pelo aspecto conseguimos apreciar o brilho, a tonalidade e intensidade da cor e a limpidez.
Pelo olfacto e recorrendo á nossa memória olfactiva poderemos identificar aromas (frutado, floral, tostado, etc.).
No exame através do paladar, ingere-se uma pequena porção de vinho, fazendo-o percorrer todo o interior da boca antes de o cuspir ou engolir.
Tiram-se então conclusões acerca do corpo do vinho, da acidez, da doçura ou secura, do amargor e da adstringência. Quanto mais tempo o sabor permanecer na boca, maior será a qualidade do vinho.

Publicado inicialmente em 17 de Março de 2010

13 comentários:

  1. Interessante e muito completo como, aliás, todas as tuas recordações dos tempos idos que tens posto aqui à nossa disposição. Quando o meu filho era vivo Havia um artesão que me fazia as colheres para ele comer. Não me lembra agora o nome dele mas é muito conhecido, anda numa cadeira motorizada. Narciso!
    O Luís tinha epilepsia e o metal desencadeava os ataques.
    O Sr. Narciso usava laranjeira porque ficava muito macia e nunca criava lascas. Devo-lhe esses favores.
    Marilena

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito e interessante.
    Obrigado!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário.
      Faremos sempre o melhor que pudermos.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  3. Como sempre excelente e elucidativo. Parabéns Hernâni.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Carlos.
      Faço votos para que continue a gostar dos meus posts.

      Eliminar
  4. Magnífico, como sempre. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado,amigo(a).
      Tudo faremos para continuar a merecer o interesse manifestado.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  5. Bom dia Hernâni,

    Mais uma vez você com um artigo bem feito, vem lembrar-me os meus tempos de infância. Não fui criado na provincia, pois vim com 3 anos para a cidade, todavia nas férias escolares era ali que eu e muitos amigos " emigrantes" como eu passavamos as mesmas.
    Sempre gostei do contacto com a natureza, e mais tarde fui caçador e pescador! Passei muito tempo em passeios pelo campo, dialogando com os trabalhadores , fazendo perguntas sobre tudo o que não sabia.
    Hoje sou um homem maduro, e posso dizer sem receio de errar que conheço muito do que se fazia nos tempos passados.
    Os artefactos que fala eram na sua maior parte feitos por pastores, e depois eram usados no dia a dia tanto no uso doméstico, como na agricultura.

    Obrigado por me relembrar esses tempos.
    Não pare.
    Abraço

    Abilio Pires

    ResponderEliminar
  6. Abílio:
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Uma das nossas qualidades é a persistência.
    Decerto que terá oportunidade de ler posts que sejam do seu agrado.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Recolhas importantes para que não se perca a nossa memória colectiva. Obrigado por mais este post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João:
      É importante relembrar de onde viemos, para percebermos para onde devemos ir, o que na maioria das vezes não coincide com o sítio para onde nos querem levar…
      Um abraço.

      Eliminar
  8. JOSE FONSECA - Aceitei o seu convite e gostei!!Foi para mim muito agradável ler tudo que o amigo Hernâni escreveu sobre ao artefactos que eram feitos não só por pastores ou ganhões. Os ceifeiros também empregavam as suas horas de descanso muitas vezes para construírem autenticas obras primas para oferecer às moças por quem sentiam alguma afeição. Lembro-me de um conjunto de bolotas feitas de madeira para que elas usassem no chapéu de palha para se protegerem nos raios do sol que muito custoso era suporta-lo quando estava a pino. Outra habilidade de que dei conta eram os canudos enfeitados com desenhos feitos a bico de navalha sobre o exterior da cana de que eram feitos. O amor muitas vezes manifestava-se através de um simples gesto perante a escolhida do rancho. Era nos tempos da outra senhora, quando nada se tinha para oferecer que não fosse o afecto. Umas plantas chamadas azedas eram usadas as suas flores, para dar uma cor avermelhada dobre a parte trabalhada para lhe despertar toda a beleza do trabalho feito. Continue amigo com os seus ensinamentos do que os alentejanos sempre foram primorosos na execução das suas artes feitas com a navalha. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Espero não desmerecer o interesse manifestado na minha leitura.

      Eliminar