sábado, 6 de março de 2010

O dia da espiga

Bilhete postal ilustrado dos anos 20 do século XX,
reproduzindo ilustração de A. Rey Colaço.

De acordo com o calendário litúrgico cristão, na Quinta-Feira da Ascensão comemora-se a ascensão de Cristo Salvador ao Céu, após ter sido crucificado e ter ressuscitado. Esta data móvel encerra um ciclo de quarenta dias após a Páscoa. Lá diz o rifão: "Da Páscoa à Ascensão, 40 dias vão."
Na Quinta-Feira da Ascensão celebra-se igualmente o Dia da Espiga. Era tradição, as pessoas irem para o campo neste dia, para apanhar a espiga de trigo e outras plantas e flores silvestres. Faziam um ramo que incluía pés de trigo e/ou centeio, cevada, aveia, um ramo de oliveira, papoilas e margaridas. O ramo tinha um valor simbólico. Simbolizava a fecundidade da terra e a alegria de viver. As espigas simbolizavam o pão e a abundância, as papoilas o amor e a vida, o ramo de oliveira a paz e as margaridas o ouro, a prata e o dinheiro. De acordo com a tradição, o ramo devia ser pendurado dentro de casa, na parede da cozinha ou da sala, aí se conservando durante um ano, até ser substituído pelo ramo do ano seguinte. Havia a crença que o ramo funcionava como um poderoso amuleto que trazia a abundância, a alegria, a saúde e a sorte. Lá dizia o rifão: "Quem tem trigo da Ascensão, todo o ano terá pão." E porquê? Porque se acredita naquilo que diz o cancioneiro popular alentejano:

"Tudo vai colher ao campo
Quinta-feira d'Ascensão,
trigo, papoila, oliveira.
p'ra que Deus dê paz e pão." [1]

"Quinta-feira de Ascensão
As flores têm virtudes,
Quis amar teu coração,
Fiz empenho mas não pude." [2]

A origem festiva do Dia da Espiga, coincidente com a Quinta-Feira da Ascensão, é muito anterior à era cristã. Na verdade, este dia é um sucessor claro de rituais pagãos, praticados durante séculos, por todo o mundo mediterrâneo, em que grandiosos festivais de cantares e danças, celebravam a Primavera e consagravam a natureza. Neles se exortava o eclodir da vida vegetal e animal, após a letargia dos meses frios, bem como a esperança nas novas colheitas. O Dia da Espiga era assim como que uma bênção aos primeiros frutos e marcava o início da época das colheitas.
A Igreja, à semelhança do que fez com outras ancestrais festas pagãs, cristianizou o Dia da Espiga. A data atravessa assim os tempos com uma dupla significação:
- como Quinta-feira de Ascensão, para os cristãos, assinalando, a ascensão de Jesus ao Céu, ao fim de 40 dias;
- como Dia da Espiga, traduzindo aspectos e crenças não religiosos, mas exclusivos da esfera agrícola e familiar.

              Bilhete postal ilustrado do 2º quartel do século XIX, edição A.V.L. (Lisboa),
               reproduzindo aguarela de Alfredo Moraes  (1872-1971).

Actualmente poucas são as pessoas que ainda se deslocam ao campo na Quinta-Feira da Ascensão para apanhar o ramo da espiga. Mas aquelas que vão, têm dificuldade em constituir o ramo, sobretudo pela dificuldade em recolher pés de cereal, raros a partir do momento em que os nossos agricultores receberam dinheiro de Bruxelas para deixar de cultivar. Apesar de tudo, há quem consiga cumprir a tradição. E há também quem faça negócio com a tradição, colhendo e vendendo ramos de espiga na cidade. Apesar do mercantilismo deste biscate em tempo de crise, é um contributo para a preservação da tradição. Actualmente, também são poucas as pessoas que se deslocam à Igreja para participar nos deveres religiosos inerentes à data. Todavia, houve tempos em que a data, das mais festivas do ano, era repleta de cerimónias sagradas e profanas, que chegavam a implicar a paralisação laboral. Daí o rifão: “No Dia da Ascensão nem os passarinhos bolem nos ninhos”.

[1] - Recolha de  Vítor Santos in Cancioneiro Alentejano - Poesia Popular. Livraria Portugal. Lisboa, 1959.
[2] - Évora - Recolha de J. Leite de Vasconcellos in Cancioneiro Popular Português, vol. III. Acta Universitatis Conimbrigensis. Coimbra, 1983

5 comentários:

  1. Como deves calcular fiqueei mais fascinada com os desenhos "anos 30"!A sofisticação das meninas é muito citadina,mas deliciosa...
    A tradição conheço e pratico_ a aberração de mercantilizar a"espiga", não engulo...Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelentíssima Senhora Dona Brim:
    Como o seu nome não conheço,
    Permita-me que a trate assim.
    Ficou embuxada, reconheço.

    ResponderEliminar
  3. A tradição já não é o que era, isto ouve-se nestes últimos tempos, mas eu ainda a pratico e lá vou sempre apanhar a espiga e penduroo atrás da porta da cozinha, gosto de respeitar aquilo que a minha mãe me ensinou. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Caro Hernâni Matos
    Parabéns pelo Blog, é sem dúvida bastante educativo e elucitativo.
    Permita-me um pequeno reparo nos séculos mencionados, serão século XX e não século XIX como mencionado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelo seu comentário. Já corrigi o lapso apontado, cuja detecção muito agradeço. Aproveito para informar que existe uma versão ampliada do texto em
    https://dotempodaoutrasenhora.blogspot.com/2011/06/o-dia-da-espiga-2-edicao.html

    ResponderEliminar