sexta-feira, 5 de maio de 2023

Dia Nacional do Azulejo


Mercado de sábado em Estremoz. Painel azulejar policromático da autoria de Alves de
Sá (1878-1972), datado de 1940 e fabricado na Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego,
em Lisboa. Estação da CP em Estremoz.

A 6 de Maio assinala-se o Dia Nacional do Azulejo, criado por proposta do Projecto ”SOS Azulejo”’ datada de 2016 e aprovada por unanimidade pela Assembleia da República, em 24 de Março de 2017.
O Dia Nacional do Azulejo é um evento anual que tem como objectivo reconhecer esta tradição e património nacional, projectando a sua importância, constituindo-se, igualmente, numa ocasião de evocação da sua protecção e preservação.
O Projecto SOS Azulejo criado em 28 de Fevereiro de 2007, é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), na dependência do Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC), e nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verificou recentemente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria.
A nível local, não foram divulgadas quaisquer iniciativas do Município de Estremoz ou do Museu Berardo Estremoz, visando assinalar a efeméride no presente ano de 2023.

BILIOGRAFIA
- Projecto SOS azulejo. Apresentação. [Em linha]. Disponível em: http://www.sosazulejo.com/apresentacao [Consultado em 5 de Maio de 2023].

Sem comentários:

Enviar um comentário