sábado, 25 de dezembro de 2021

Pomba de Paz

 

Pomba de Paz. Prato de Redondo. Autor desconhecido.

Ao inventariar a minha colecção de cerâmica de Redondo, encontrei um prato de pequenas dimensões, com aba enfeitada por arcos cheios numa tonalidade de azul e que emolduram tufos amarelos. No fundo, uma pomba em azul e com asas e bico em amarelo, transporta nas patas um ramo verde de folhas de oliveira.
A cor azul está associada à tranquilidade, serenidade, harmonia e paz, pelo que partilha alguma simbologia própria da cor branca, a qual também reflecte calma e paz. A pomba representada no prato constitui assim uma alegoria evidente à Paz, pelo que poderá ser considerada uma “Pomba de Paz”, tal como as da série de desenhos criados por Pablo Picasso para simbolizar a Paz no pós-Segunda Guerra Mundial.
Nas religiões judaica e cristã, uma pomba branca é uma alegoria da Paz. Trata-se de uma interpretação com origem no Antigo Testamento: Depois do Dilúvio, Noé terá solto uma pomba para que encontrasse terra. A pomba terá voltado, carregando um ramo de oliveira no bico, levando Noé a concluir que o nível das águas tinha baixado e novamente havia terra para o Homem. (Génesis 8:11).

Sem comentários:

Enviar um comentário