quinta-feira, 29 de abril de 2021

“Confinamento” de João Reis na Casa de Estremoz

 

João Reis


“Confinamento” é o título da Exposição de Pintura do conhecido médico local João Reis, patente ao público na Casa de Estremoz entre 1 e 30 de Maio do ano em curso. 
João Reis é natural de Abrantes onde nasceu em 1953 e estremocense adoptivo por nesta última cidade se ter fixado nos anos 70 do século passado, passando aqui a desempenhar as funções de Médico de Família.
Remonta a essa época o nosso conhecimento mútuo, já que o Dr. João Reis me concedeu simultaneamente os privilégios da sua amizade e de ser meu Médico de Família, qual deles o mais importante. A amizade surgiu espontaneamente e cimentou-se na sequência de convívio proporcionado pelo coleccionismo de selos de correio. Daqui resultou um espírito de confiança mútua que esteve na origem de o ter escolhido como Médico de Família e de me ter aceite como seu paciente. Para além da amizade, sempre o encarei como um profissional competentíssimo com qualidades humanas que passavam pela capacidade de auscultação dos problemas de cada um e por um diálogo pedagógico subsequente que inspirava confiança e que levava a seguir com êxito as suas prescrições médicas. 
O Dr. João Reis aposentou-se em 2020, tendo terminado a sua carreira como Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, cargo que desempenhava desde 2017. Pelo meio ficou o exercício de uma carreira pautada por uma actividade intensa de valorização profissional e dedicação à Saúde Pública, nas suas múltiplas facetas e aos mais diferentes níveis.
Em termos não profissionais, para além do coleccionismo de selos de correio é melómano, tendo nessa condição sido radialista e mantido uma coluna na imprensa local. Todavia não ficou por aí. A aposentação e a disponibilidade de mais tempo livre, fizeram renascer paixões antigas: o gosto pelo desenho e pela pintura que cultivara na juventude. A esse renascimento não serão estranhos os sucessivos confinamentos causados pela pandemia em curso.
A culminar esse renascimento de paixões antigas, aí está a presente Exposição dos seus trabalhos que incluem desenhos, aguarelas e acrílicos sobre telas.  São registos de observações, de reflexões, de estados de alma, esquemática ou cromaticamente partilhados com o observador para deleite de espírito. A merecer uma visita à Casa de Estremoz.

Sem comentários:

Enviar um comentário