segunda-feira, 15 de março de 2010

Duro que nem um corno


Fig. 1 – Lavrando à charrua, no início do século XX, na região de Évora.
Postal de editor não identificado.

"Duro que nem corno” é uma frase que integra o vocabulário popular alentejano. O corno é aí utilizado como termo de comparação de dureza. Estamos a referir-nos ao corno de boi. Na primeira metade do séc. XX era vulgar no Alentejo, a utilização de bois na lavra (Fig.1), como regista o cancioneiro popular alentejano:

“Eu sou um ganhão da ribêra,
Da ribêra sou ganhão.
Lavro com dois bois vermelhos
Que fazem tremer o chão.” [1]

E ainda:

“É bonito vêr no prado
Pachorrentos bois lavrando,
Mais atraz o lavrador
Alegremente cantando.” [2]

Na faina agrícola, os bois eram ainda utilizados no transporte de cargas (Fig. 2): “Dias depois de começarem as ceifas, dá-se princípio aos acarretos – à remoção da seara para a eira, a fim de se debulhar e recolher.
Os acarretos fazem-se por meio de carros puxados a bois ou a muares, senão por uns e por outros, simultaneamente e em separado. Ou se acarreta a pouco e pouco, para o despacho da debulha diária, aproveitando-se de preferência as madrugadas e manhãs, ou vai de fio a pavio, durante semanas, até finalizar de vez.” [3]

Fig. 2 – Carros de bois, transportando trigo para a eira, no início do século XX.
Postal edição de Faustino António Martins (Lisboa).

Além dos bois de trabalho utilizados na lavra e no acarreto, havia ainda os bois bravos, criados para abate e para toureio.
Os bois são amplamente referidos no nosso rifonário popular. Citamos alguns desses rifões, a título meramente exemplificativo:
- “Ao boi pequeno os cornos lhe crescem.”
- “Boi mau, no corno cresce.”
- “O boi protestou tirar a camisa a quem lhe tirasse os cornos.”
- “O boi disse que tanto chovera que até os cornos lhe amolecera.”
- “O ruim boi, folgado se descorna.”
- “Ao boi pelo corno, ao homem pela palavra.”
Os cornos (chifres, chavelhos ou hastes) foram utilizados pelos pastores no fabrico de múltiplos utensílos, como é o caso das cornas. Estas são recipientes que foram fabricados a partir dos chifres dos bois abatidos para consumo nas herdades ou que haviam sido conduzidos para abate aos matadouros das localidades. Para o efeito o chifre era mergulhado em água a ferver, a fim de que se pudesse separar do cone ósseo interior, o que acontecia depois de ter amolecido.
Para ser trabalhado, o chifre tinha que ser mergulhado novamente em água a ferver, a fim der ser mais fácil de trabalhar com a navalha. Depois de cortado ao tamanho pretendido e de esboçado no chifre o desenho a executar com o auxílio dum lápis ou dum ponteiro de ferro, o chifre era escavado ou gravado com a navalha, mas sempre em quente.
Depois de arrefecer naturalmente, o chifre recuperava a dureza primitiva.
Depois de escavado e/ou gravado, o chifre era coberto exteriormente com terra, limpando-se depois as partes não escavadas e/ou gravadas com um pano e polindo-o. A decoração sobressai assim por contraste entre a superfície e o escavado/gravado.
As cornas podiam ter as mais diversas funções:
A corna azeitoneira (Fig. 3) destinada a transportar azeitonas ou outro conduto, era manufacturada a partir da parte central do chifre, por ser a mais larga. O fundo era de cortiça aplicada sob pressão ou de madeira fixada por preguetas de latão. A tampa também podia ser de cortiça ou de madeira, por vezes decorada.

Fig. 3 - Corna azeitoneira primorosamente lavrada com uma cena de
caça, tema  da máxima universalidade e abrangência. Fundo de cortiça.
Abertura vedada por uma tampa, igualmente de cortiça, tendo gravada
uma bela rosácea hexalobada. Trabalho difícil, que leva muito tempo, 
pelo que actualmente os artesãos que procuram, continuar a arte pastoril,
têm que pedir preços, algo elevados, que as pessoas injustamente acham
caro. E muitos fogem a isso. Procuram safar-se, confeccionando artefactos
que sejam mais baratos e que possam ter mais saída.
 
A corna azeiteira (Fig. 4) destinava-se ao transporte do azeite ou do vinagre que fazia parte dos avios (Fig. 5) dos pastores (Fig. 6) e dos ganhões e era confeccionada a partir dos chifres dos bois de trabalho, que apresentavam hastes de maiores dimensões.
“A corna das azeitonas também era coberta de lavores, e uma das chaves do azeite, a maior, tapada com uma rolha de cortiça, era um chavelho tão lindo, com baixos relevos tão bem executados, que ficaria bem um par assim na cabeça d’um príncipe.” [4]

Fig. 4 – Cornas azeiteiras ricamente lavradas. A da esquerda, com motivos de caça
e motivos geométricos, tem a abertura vedada por uma tampa de chifre e madeira. 
Visando facilitar o transporte, uma correia liga as duas extremidades da corna. A da
direita, com motivos florais e campestres, tem a abertura vedada por uma tampa,
integralmente de chifre. Com vista ao transporte, tem uma correia presa a uma
argola de chifre, a qual está presa a outra argola também de chifre, ligada á tampa. 
Nesta última argola se prende uma correia que sustenta a extremidade da tampa. 

Fig. 5 – Mantieiro transportando as comedorias. À frente, suspensas das cangalhas,
duas cornas azeiteiras.

0
Fig. 6 – Porqueiro alentejano com uma corna azeiteira suspensa do braço
direito. Aguarela de Emílio Freixo.

A corna da pedra de afiar, era usada presa à cintura, como uma espécie de coldre, onde os gadanheiros transportavam a pedra de afiar usada para dar fio à gadanha.
A corna do sebo era usada no transporte de sebo com que se ensebavam os eixos dos carros de tracção animal, afim de evitar a infernal chiadeira que atazanava os ouvidos. As carroças carregavam normalmente esta corna na parte traseira, pendurada para o lado de fora dos varais ou então por debaixo do estrado. Lá diz o rifonário:
- “Pelo andar dos bois se conhece o peso da carroça.”
- “Carro apertado é que canta.”
- “O boi é que sofre, o carro é que geme.”
- “Carro que chia quer untura.”
- “Quem seu carro unta, seus bois ajuda.”
- “Carro que canta, a seu dono avança.”
- “Carro que não canta, não avisa chegada.”
- “Carro parado não guincha.”.

BIBLIOGRAFIA
[1] - Olivença - Recolha de VASCONCELLOS, J. Leite de. Cancioneiro Popular Português. Acta Universitatis Conimbrigensis. Coimbra,1975.
[2] - Milfontes e Odemira - Recolha de SANTOS, Victor. Cancioneiro Alentejano Português. Grémio Alentejano. Lisboa, 1938.
[3] – PICÃO, José da Silva. Através dos Campos (2ªed.). Neogravura, Limitada. Lisboa, 1941.
[4] - CAMACHO, Manuel de Brito. Gente Rústica. Guimarães & Cª. Lisboa, 1921.

11 comentários:

  1. Caro Hernâni
    Os meus parabéns por mais este excelente trabalho de recolha etnográfica

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de fotos antigos especialmente do nosso Alentejo

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste artigo onde se fala das tradições e usos de utensilios muito usados na época.É sempre bom resgatarmos um pouco as nossas tradições para ñ cairem no esquecimento.

    ResponderEliminar
  4. Mais um texto muito interessante na história dos costumes e da arte alentejana.

    ResponderEliminar
  5. Olá Hernani,

    Não sei se sabe que a expressão " duro que nem um corno" não é especifica do Alentejo. O meu pai é de Arronches e veio para Cascais há 50 anos.A minha mãe nasceu na Malveira da Serra, zona rural nos arredores de Cascais, sendo que o meu avô materno era agricultor. Li o início do texto à minha mãe que imediatamente me disse que essa expressão, tb aqui era muito utilizada!
    Belíssimo blog! Cheguei aqui através do facebook, por uma sugestão numa página do Alentejo onde deixei um pedido de amizade.

    Felicidade Lourenço

    ResponderEliminar
  6. Se tivesse que colocar algum problema a corna azeiteira qual punha? Algo que devo mudar na peça que no seu ver esta incorrecto, ou que poderia mudar para ter um funcionamento melhor!

    ResponderEliminar
  7. Eu não me atrevo a propor alterações a peças de arte popular. Seria desajustado da minha parte. No caso das peças que têm determinada funcionalidade,a necessidade como mestra de engenho levou o criador a determinada ou determinadas opcções, que não serão necessariamente as de outro criador.

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo tudo isto eu fiz era duro que nenm cornos quado vinha á noite cai-se para um lado era ate de manhã.Outro dia vinha.

    ResponderEliminar
  9. Aqui na minha zona, bem perto de Estremoz ainda há que faça estas cornas. Claro que a serventia que se lhe dá,é mesmo só para expor num qualquer museu destas artes! Assim como ainda os tiradores de cortiça, fazem ainda os tarros:estes serviam para transportar a comidinha que era quase sempre pra não variar ou uma sopita de tomate,no verão,ou um gaspachinho,ou até mesmo uma açorda!!!

    ResponderEliminar
  10. Bem haja ao doirado plaino, entre a imensidão atlântica e Castela.

    ResponderEliminar