Jorge Sampaio (1996). João Fortio (1951-...)
Jorge Sampaio (1939-2021,) o Presidente da República cuja morte recente foi assinalada por três dias de luto nacional e cerimónias fúnebres de Estado, está representado na barrística de Estremoz.
Primeira presença
Trata-se de um prato covo de média dimensão, em cerâmica vidrada, da autoria do barrista João Fortio (1951-….). Está ilustrado no centro com uma caricatura de Jorge Sampaio da autoria de Aníbal Queiroga (Évora). No fundo ostenta as inscrições: “JORGE SAMPAIO / 9-3-1996 / Presidente da República” e no bordo quatro ramagens. A decoração do prato é uma quadricromia, obtida com tons de azul, verde, preto e laranja.
Estamos em presença de um prato falante que visava comemorar a eleição de Jorge Sampaio para o seu primeiro mandato com Presidente da República (1996-2001). Daí a data inscrita no prato ser a data da sua tomada de posse para o cargo.
A manufactura do prato foi de iniciativa minha como membro da Comissão de Honra de Estremoz, de apoio à Candidatura de Jorge Sampaio a Presidente da República. A tiragem do prato foi de 8 exemplares, um dos quais foi oferecido a Jorge Sampaio para o Museu da Presidência da República.
Segunda presença
Trata-se de um Boneco de Estremoz da autoria da barrista Isabel Catarrilhas Pires (1955-….). Representa Jorge Sampaio na sua condição de Presidente da República, sentado à secretária no seu gabinete. Tem à sua esquerda a Constituição da República Portuguesa que jurou “defender, cumprir e fazer cumprir”. Tem à sua direita a Bandeira Nacional, “símbolo da soberania da República, da independência, da unidade e integridade de Portugal”.
A decoração do Boneco foi efectuada com castanho, preto, vermelho, verde e amarelo, com predominância de cores neutras (castanho e preto), o que confere uma certa solenidade e mesmo austeridade à representação.
Trata-se de uma figura que visava assinalar a eleição de Jorge Sampaio para o seu segundo mandato como Presidente da República (2001-2006).
A manufactura do Boneco foi de iniciativa do Professor Brito Vintém, que segundo a barrista Isabel Pires, em Outubro de 2001 o ofereceu a Jorge Sampaio para o Museu da Presidência da República.
Publicado inicialmente a 14 de Setembro de 2021
Sem comentários:
Enviar um comentário