terça-feira, 30 de julho de 2024

Carlos Alberto Alves, um barrista de Estremoz na Feira de Artesanato de Vila do Conde


Procissão do Senhor Jesus dos Passos de Estremoz (em 1º plano)

O barrista Carlos Alberto Alves encontra-se a participar na 46ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, desde o passado dia 20 de Julho e até ao termo da Feira, em 4 de Agosto. Fá-lo em stand próprio, na condição de barrista independente, que se inscreveu por sua própria iniciativa e se deslocou pelos seus próprios meios.

Trata-se da segunda participação do barrista nestas condições, já que no ano transacto esteve presente na 45ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, por convite da Organização da Feira. Foi então o único bonequeiro de Estremoz presente na mesma, uma vez que a prevista participação colectiva do Município de Estremoz, a convite da Organização da Feira, foi cancelada por aquele Município e não se concretizou, ao contrário do que acontecera no ano anterior.

Este ano, para além do barrista Carlos Alberto Alves, participaram também em stand próprio, as barristas Inocência Lopes bem como Maria Isabel Catarrilhas Pires conjuntamente com Sara Sapateiro, o que aconteceu na primeira semana da Feira.

Desde 2010 que venho acompanhando o trabalho do barrista Carlos Alberto Alves, sobre o qual comecei por escrever uma pequena nota biográfica no meu livro BONECOS DE ESTREMOZ, publicado em 2018, a qual pode ser lida aqui.

Desde 2021 que o barrista tem a sua produção certificada pela ADERE-CERTIFICA, único organismo de certificação acreditado pelo IPAC - Instituto Português de Acreditação. Significa isto que os Bonecos de Estremoz produzidos por Carlos Alberto Alves estão de acordo com o MANUAL DE CERTIFICAÇÃO “BONECOS DE ESTREMOZ”, publicado pela ADERE-CERTIFICA em 2018. De acordo com aquele manual, os Bonecos de Estremoz de Carlos Alberto Alves, obedecem à TÉCNICA DE PRODUÇÃO e à ESTÉTICA DO BONECO DE ESTREMOZ.

O acompanhamento do trabalho deste barrista tem-me levado a elaborar textos sobre algumas das suas criações, nomeadamente: Carlos Alves certificado como bonequeiro de Estremoz – 2021 (ler aqui), Carlos Alves e o pastor de tarro e manta  - 2021 (ler aqui), Carlos Alves e a Cozinha dos Ganhões – 2021 (ler aqui), Presépio de Carlos Alves – 2022 (ler aqui) e FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO 2024 / Carlos Alberto Alves distinguido com Menção Honrosa – 2024 (ler aqui)

Recentemente, o barrista Carlos Alberto Alves foi distinguido com uma Menção Honrosa atribuída pelo Júri do Concurso de Artesanato da FIA - Feira Internacional de Artesanato, certame que decorreu em Lisboa, entre 29 de Junho e 7 de Julho. A distinção do Júri ocorreu na modalidade de Artesanato Tradicional e incidiu sobre a figura composta do Figurado de Estremoz, designada por “Cante Alentejano”. Não me surpreende a distinção concedida ao barrista, pois como já tive oportunidade de dizer e escrever, encaro tal facto como um tributo ao mérito, que decerto o estimulará a não ficar por aqui. Foi o que aconteceu com a certificação do seu trabalho pela ADERE-CERTIFICA em 2021, que o incentivou a um aperfeiçoamento maior do seu trabalho em termos globais. São factos indesmentíveis, observados por quem tem acompanhado a sua produção ao longo dos tempos.

Da sua participação na 46ª feira de Artesanato de Vila do Conde, destacam-se e fazem regalar a vista, a espectacular “Procissão do Senhor Jesus dos Passos de Estremoz”, a “Cozinha dos Ganhões” e o “Cante alentejano”. São composições que honram o barrista e com ele a barrística popular estremocense. É caso para dizer:

- PARABÉNS, CARLOS ALBERTO ALVES!


Cozinha dos ganhões

Cante Alentejano

Sem comentários:

Enviar um comentário