Desde 2019 que venho acompanhando
o trabalho da barrista Inocência Lopes e a ele me tenho referido nos meus
escritos. Daí que possa afirmar que o mesmo se pauta por um estrito respeito pela
técnica de produção e pela estética do Boneco de Estremoz. É, de resto, um
trabalho revelador duma busca incessante de perfeição e de um caminho muito próprio.
A barrista, dotada de forte
personalidade artística, tem-se afirmado através de um estilo pessoal, caracterizado
por marcas identitárias diferenciadoras que a distinguem dos demais barristas.
A minha colecção integrava até
agora apenas três trabalhos seus, correspondentes a temas que me são gratos: “Ceifeira”,
“Primavera” e “Amor é cego”. A eles se
vieram juntar recentemente quatros assobios: “Pucarinho enfeitado”, “Candelabro
enfeitado”, “Terrina enfeitada” e “Arco enfeitado”, encomendados há um ano
atrás, no acto inaugural da sua exposição no Centro Interpretativo do Boneco de
Estremoz. Tal facto é revelador de que a barrista “não tem mãos a medir”, o que
muito me congratula, por confirmar o reconhecimento público do trabalho da
barrista.
Os assobios criados por Inocência
Lopes, constituem uma verdadeira mudança de paradigma. Na verdade, os assobios
de barro vermelho de Estremoz integravam até então na sua decoração uma figura
zoomórfica, antropomórfica ou mista. Com Inocência Lopes, os assobios passam
também a incorporar espécimes de olaria enfeitada como elementos decorativos.
Trata-se de uma inovação visualmente harmoniosa, que eu aplaudi e subscrevi,
assim que se tornou conhecida.
Com tais criações a barrística de
Estremoz ficou mais rica e a barrista prestou uma singela homenagem às
bonequeiras de setecentos que estiveram na criação das peças de olaria
enfeitada.
Bem-haja, Inocência Lopes.
Estamos todos de parabéns.
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