Mariano da Conceição (1903-1959).
Colecção particular.
Pintura Universal
Desde o séc. XVIII que a “Mulher a passar a ferro”
constitui um tema apelante na Pintura Universal, o qual foi frequentemente
interpretado por artistas de diferentes épocas e correntes estéticas das mais
diversas. Destacamos as obras: - Henry Robert Morland: Engomadeira (1750); -
Jean-Baptiste Greuze: As lavadeiras (1761); - Louis Léopold Boilly: Jovem
engomadeira (c. 1800); - François Bonvin: Engomadeira (1858); - Edgar Degas:
Engomadeira (c. 1869); - Louis Joseph Anthonissen: As engomadeiras em Trouville
(1888); - Ivana Kobilca: Engomadeiras (1891); - Albert Edelfelt: Lavadeiras
(1893); - Konstantin Makovsky: Engomadeira (c. 1900); - Picasso: Engomadeira
(1904); - Rik Wouters: Engomadeira (1912); - Gotthardt Kuehl: Pequena aflição
(1915); - David McCosh: Engomadeira (1931); - Jean Dubuffet: Mulher a passar a
ferro uma camisa (1951);
Arte Portuguesa
Em
Portugal apenas conhecemos 3 obras de arte incluídas na temática da “Mulher a
passar a ferro”. São elas: - Almada Negreiros: A engomadeira (1915) – Desenho; -
Carlos Reis: Engomadeiras (1915) – Pintura a óleo; - Paula Rego: Menina a
passar a ferro (1989) – Azulejo.
Figurado de Estremoz
A “Mulher a passar a ferro” é uma imagem
pertencente ao núcleo base do figurado de Estremoz. O exemplar que reproduzimos
representa uma mulher trajando à moda do séc. XIX, com a mão esquerda apoiada
na anca e com a mão direita segurando a pega de um ferro de engomar maciço, de
forma triangular e cor negra, cuja pega é figurada por uma pedaço de arame em
forma de U invertido, pintado de preto. A mulher passa a ferro uma peça de
roupa de cor branca, assente numa mesa de quatro pernas paralelepipédicas, de
cor castanho claro e tampo rectangular de cor creme.
Na cabeça, dois pontos negros
representam os olhos, encimados por dois traços castanhos que figuram as
pestanas e as sobrancelhas. O nariz em relevo, tem a forma de prisma triangular
e a boca é interpretada por uma linha vermelha. Em cada uma das faces é visível
uma roseta alaranjada. O cabelo é castanho-escuro com troço atrás, no qual está
espetada uma canoa amarela, com pintas verdes e vermelhas. O cabelo encobre as
orelhas, das quais pendem dois brincos de forma ovóide e cor amarela.
O vestido é
cor-de-rosa com pintas azuis, orlado de azul nos punhos, com fita azul à
cintura, com pontas pendentes para trás e gola azul em relevo, pintalgada de
branco e ostentando à frente um broche semi-esférico cor de zarcão. Os sapatos
são negros.
O conjunto assenta numa
base trapezoidal de cor verde, pintalgada de branco, amarelo e zarcão e pintada
lateralmente desta mesma cor.
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