Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

CECHAP acolhe Fundo de Genealogia Filipe Rosado

 


Imagens e informação recolhidas
 e transcritas com a devida vénia

No próxima sexta-feira, dia 19 de Janeiro, pelas 18 horas, terá lugar no Auditório da Associação CECHAP em Vila Viçosa, a apresentação e abertura do Fundo de Genealogia Filipe Rosado.

Será inaugurada uma exposição dedicada à Genealogia, comentada por diversos especialistas, seguida de uma visita ao Fundo de Genealogia Filipe Rosado. Este é composto por centenas de obras, enciclopédias, estudos gerais, documentos e outra miscelânea, livros de genealogia de famílias, entre os quais uma colecção de livros de famílias de origem judaica, estudos de paleografia e muitos outros estudos dos quais alguns são inéditos. A vasta colecção, de enorme valor para os estudiosos da Genealogia, espraia-se por três consideráveis áreas: hebraica, espanhola e portuguesa.

O espólio do Fundo, foi doado ao Arquivo – Biblioteca Alfredo Tinoco do Centro de Estudos CECHAP, por Filipe Rosado, especialista dedicado ao estudo da Genealogia há cerca de 25 anos e que tem uma larga experiência sobre a consulta dos ramos dos costados familiares. A partir de agora o Fundo ficará disponível para consulta do público, sob sua coordenação.

O evento é aberto ao público em geral e a entrada é gratuita.

O CECHAP – Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património, situa-se na Avenida Duques de Bragança, nº 4, em Vila Viçosa.


Hernâni Matos


Filipe Rosado junto ao fundo que tem o seu nome.

4 comentários:

  1. Louvável iniciativa..abrir ao público interessado e a investigadores um acervo que ficaria a desleixar dentro de 4 paredes.

    ResponderEliminar
  2. Fantástica e louvável iniciativa que muito enriquece o património do nosso distrito e facilita , certamente, muitos estudos nessa área.

    ResponderEliminar