JOSÉ VILHENA (1927-2015).
Fotografia recolhida no
blogue http://granito.blogspot.pt
O escritor, humorista, cartoonista e pintor José Vilhena (7/7/1927 - 3 /10/2015), de 88 anos, fundador das revistas “O Moralista” e “Gaiola Aberta”, morreu hoje em Lisboa, no Hospital de S. Francisco Xavier, vítima de doença de Alzheimer.
O velório de José Vilhena realiza-se amanhã a partir das 18 h na Basílica da Estrela, em Lisboa, estando o funeral previsto para as 11 h de segunda-feira para o cemitério do Alto de S. João, onde pelas 12 h, terá lugar a cerimónia de cremação.
José Vilhena foi genial na sátira política à sociedade portuguesa, antes e após a ditadura, com um prazer manifesto pelo erotismo. Em comunicado enviado à agência Lusa, o seu sobrinho Luís Vilhena, declarou: "José Vilhena foi o autor incontornável de três ou quatro décadas do humor em Portugal. A sua obra, na tradição de Gil Vicente, Bocage ou Bordalo Pinheiro, é uma crónica dos tempos. Umas vezes pela crítica de costumes, outras vezes no olhar sobre a política, outras sobre a Igreja e quase sempre sobre a mulher".
Como homenagem a José Vilhena, para sempre presente na nossa memória, reproduzimos aqui alguns dos seus famosos cartoons de sátira política, extraídos com a devida vénia da página http://www.vilhena.me, da responsabilidade de seu sobrinho Luís Vilhena.
E uma pena mais um artista indo embora!! condoleres para a familia.
ResponderEliminarJosé Vilhena estará sempre presente. Essa a melhor homenagem que lhe podemos prestar.
EliminarOs meus cumprimentos.
Exelentes trabalhos de Jose Vilhena, mais um talento nas artes vai embora, descanse em paz.
ResponderEliminarAssim seja, Elizabeth.
EliminarOs meus melhores cumprimentos.
Um grande talento.
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário.
EliminarOs meus cumprimentos.