sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Figuras da realidade local e inovação


Confissão. irmãs Flores.

Figuras da realidade local da tradição
Nos anos 40 do séc. XX existiam 14 figuras representativas da realidade local na barrística popular de Estremoz, as quais são habitualmente distribuídas por 3 grupos:
- FIGURAS CIVIS: Aguadeiro com burro, Leiteiro, Mulher das castanhas, Mulher a vender chouriços, Senhora de pezinhos, Peralta, Homem do harmónio, Cavaleiro e Amazona.
- FIGURAS MILITARES: Lanceiro, Lanceiro com bandeira, Sargento e Sargento no Jardim.
- FIGURAS RELIGIOSAS: Frade a cavalo.

Figuras da realidade local e inovação
Actualmente e na sequência de complexo levantamento por mim efectuado, sujeito ao risco de omissões involuntárias, foram identificadas mais 64 figuras representativas da realidade local, produzidas desde então, as quais distribui por 3 grandes áreas:
- PROFISSÕES E ACTIVIDADES: Aguadeiro com carroça, Almocreve, Amola-tesouras, Barrista a modelar Bonecos de Estremoz, Barrista a pintar Bonecos de Estremoz, Brinholeira, Caçador, Caiadoras, Carteiro, Carteiro motorizado, Cauteleiro, Cavaleiro tauromáquico a cavalo, Cavaleiro tauromáquico a pé, Cigana, Cirurgião, Educadora de infância, Engraxador, Ervanário, Farmacêutico(a), Florista de lambreta, Forcado, Fotógrafo “à la minuta”, Frade orando, Geólogo, Homem dos foguetes, Hortelão a vender no mercado, Lavadeira, Louceiro, Maestro de orquestra, Médico, Militar do RC3, Mulher a vender queijos, Oleiro, Peixeiro, Polícia do exército, Polícia sinaleiro, Professor (a), Químico(a), Sapateiro, Taberneiro, Talhante, Tapeteira de Arraiolos, Tecelã, Tocadora de concertina, Turista, Vendedora de criação no mercado,
- CONTEXTOS: Bêbado, Casal de velhotes, Confissão, Homens a petiscar, Pega de caras, Professor no mercado das velharias, Velhote de capote.
- JOGOS E BRINCADEIRAS: A brincar se constrói a personalidade, Cavalinho de pau, Corrida de rodas, Jogador de bilhar, Jogo do botão, Jogo do pião.

Grandes inovadores
Todos os barristas têm contribuído em maior ou menor grau para a inovação. Todavia, no âmbito das figuras da realidade local, os maiores inovadores foram indiscutivelmente as Irmãs Flores e Ricardo Fonseca, respectivamente com 31 e 11 figuras, num total de 64.

Balanço Final
Analogamente ao que já se tinha verificado em domínios como “Figuras Devocionais”, “Presépios” e “Figuras dos ciclos agro-pastoris”, também no âmbito das “Figuras da realidade local”, ressalta a importância assumida pela “Inovação” como factor de enriquecimento e valorização.

Publicado inicialmente em 2 de Outubro de 2020

Engraixador. Carlos Alves.

Sá Lemos trocando impressões com Ana das Peles numa sala de aulas da Escola
Industrial António Augusto Gonçalves, em Estremoz.


Hortelão a vender no Mercado. Irmãs Flores.

Vendedora de criação no mercado. Irmãs Flores.

Vendedora de queijos. Irmãs Flores.

Brinholeira. Irmãs Flores.

Padeiro. Irmãs Flores.

Talhante. Irmãs Flores.

Taberneiro. Irmãs Flores.

Homens a petiscar. Irmãs Flores.

Tecelã. Irmãs Flores.

Carteiro. Irmãs Flores.

 
Polícia sinaleiro. Irmãs Flores.

Professor. Irmãs Flores.

O Professor no Mercado das Velharias. Irmãs Flores e Ricardo Fonseca.

Homem dos foguetes. Irmãs Flores.

Pega de caras. Irmãs Flores.

Confissão. Irmãs Flores.

Jogador de bilhar. Irmãs Flores e Ricardo Fonseca.

Velhote de capote. Isabel Pires.

Casal de velhotes. Isabel Pires.

Barrista a modelar Bonecos de Estremoz. Jorge da Conceição.

Barrista a pintar Bonecos de Estremoz. Jorge da Conceição.

Médico. Jorge da Conceição.

Florista de lambreta. José Carlos Rodrigues.

Carteiro motorizado. José Carlos Rodrigues.

Frade orando. José Moreira.

Barrista a modelar Bonecos de Estremoz. Maria Luísa da Conceição.

Tapeteira de Arraiolos. Maria Luísa da Conceição.

Professora. Maria Luísa da Conceição.

Sapateiro. Maria Luísa da Conceição.

Fotógrafo "à la minuta". Maria Luísa da Conceição.

Caçador. Maria Luísa da Conceição.

Aguadeiro. Ricardo Fonseca. 

Amola tesouras. Ricardo Fonseca.

Cauteleiro. Ricardo Fonseca.

Educadora de infância. Ricardo Fonseca.

Geólogo. Ricardo Fonseca.

Educadora de infância. Ricardo Fonseca.

Cavaleiro tauromáquico a pé. Ricardo Fonseca.

Cavaleiro tauromáquico a cavalo. Ricardo Fonseca.

Forcado. Ricardo Fonseca.

Maestro de orquestra. Ricardo Fonseca.

Militar do RC3. Ricardo Fonseca.

Turista. Ricardo Fonseca.

Sabina Santos. Polícia do Exército. 

sábado, 19 de setembro de 2020

Presépios e inovação


Adoração dos pastores. Jorge da Conceição (1963 - ).

CRÉDITOS
Fotografias por cortesia dos barristas
Afonso Ginja, Irmãs Flores, Isabel Pires,
Jorge da Conceição, Maria Luísa da Conceição
e Ricardo Fonseca.

Presépios da Tradição
A recuperação da produção de Bonecos de Estremoz, extinta desde 1921, foi concretizada em 1935 e nos anos seguintes, graças à acção do escultor José Maria de Sá Lemos (1892-1971), que para o efeito recorreu primeiro à velha barrista Ana das Peles (1869-1945) e depois ao mestre oleiro Mariano da Conceição (1903-1959).
Uma tal recuperação incluiu as seguintes figuras de presépio: Berço do Menino Jesus (das pombinhas), Berço do Menino Jesus (dos putto), Nossa Senhora ajoelhada, São José ajoelhado, 3 Reis Magos em pé, 3 Reis Magos a cavalo, Pastor ofertante com um borrego ao colo, Pastor ajoelhado com um chapéu à frente, Pastor ajoelhado com um borrego à frente, Pastor ofertante das pombas, burro e vaca.
Com estas figuras de Presépio podem ser montados vários tipos de Presépio:
- PRESÉPIO DE TRONO OU ALTAR – Montado num trono ou altar com três degraus. No segundo e da direita para a esquerda, figuram Nossa Senhora ajoelhada, o Berço do Menino Jesus e São José. No terceiro degrau e também da direita para a esquerda, encontram-se os 3 Reis Magos em pé (Belchior, Baltasar e Gaspar). No primeiro degrau e igualmente da direita para a esquerda, acham-se o Pastor ofertante com um borrego ao colo, o Pastor ajoelhado e o Pastor ofertante das pombas.
- PRESÉPIO DE 3 FIGURAS: Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus e São José ajoelhado.
- PRESÉPIO DE 5 FIGURAS: Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado, burro e vaca.
- PRESÉPIO DE 6 FIGURAS (Adoração dos Magos): Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado e os 3 Reis Magos em pé ou a cavalo.
- PRESÉPIO DE 6 FIGURAS (Adoração dos Pastores): Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado, Pastor ofertante com um borrego, Pastor ajoelhado e Pastor ofertante das pombas.
- PRESÉPIO DE 8 FIGURAS (Adoração dos Magos): Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado, 3 Reis Magos em pé ou a cavalo, burro e vaca.
- PRESÉPIO DE 8 FIGURAS (Adoração dos Pastores): Nossa Senhora ajoelhada, Berço do Menino Jesus, São José ajoelhado, 3 Pastores, burro e vaca.
- PRESÉPIO DE 9 FIGURAS (Adoração dos Magos e dos Pastores): Sagrada Família, 3 Reis Magos a pé ou a cavalo e 3 Pastores.
- PRESÉPIO DE 11 FIGURAS (Adoração dos Magos e dos Pastores): Sagrada Família, 3 Reis Magos a pé ou a cavalo, 3 Pastores, burro e vaca.
Para além destes presépios, que são os mais simples, podem a partir deles, montar-se presépios mais complexos recorrendo a figuras das fainas agro-pastoris.
Todos estes presépios poderão ser designados por “Presépios da Tradição” e continuam ainda a ser modelados por alguns barristas enfocados na morfologia, na cromática e na estética de Sá Lemos.

Presépios da Inovação
Como manifestação legítima da sua liberdade criativa e da sua auto-estima, os barristas foram introduzindo marcas identitárias muito próprias, produzindo figuras de Presépio e Presépios que fogem à estética de Sá Lemos e de seus seguidores. Para tal e recorrendo ao seu próprio estilo, foram reformulando essa estética em múltiplos domínios: morfológico, cromático e estético. Para além disso, passaram a juntar várias figuras numa peça única e a apresentar Presépios dentro de maquinetas e lâminas, retomando aqui uma prática que já era corrente nos sécs. XVIII e XIX. De resto, as figuras de presépios passaram a estar enquadradas em múltiplos contextos, que não necessariamente aqueles que simulam os tempos bíblicos.
Todos estes presépios que fogem à estética de Sá Lemos e dos seus seguidores, recebem a designação de “Presépios da Inovação”.
Sem sombra de dúvida que a nível de execução de Presépios, os maiores inovadores foram Isabel Pires, Irmãs Flores, Jorge da Conceição e Ricardo Fonseca. Apesar disto, barristas como as Irmãs Flores e Ricardo Fonseca continuam a modelar “Presépios da Tradição”. Pelo contrário, barristas como Isabel Pires e Jorge da Conceição deixaram há muito de criar Presépios que possam receber aquela designação.
Os “Presépios da Inovação” aqui reproduzidos não são mais que uma amostra representativa daqueles, já que eles são em número muito maior.

Balanço Final
À semelhança do que se passou com as imagens devocionais, creio ter ficado demonstrado de uma forma insofismável, a importância assumida pela “Inovação” como factor de enriquecimento e valorização do domínio dos “Presépios”.

Publicado inicialmente em 19 de Setembro de 2020

Presépio de 3 figuras. Afonso Ginja.

Presépio de 3 figuras. Afonso Ginja.

Presépio de 3 figuras. Afonso Ginja.

Presépio de 5 figuras. Afonso Ginja.

Presépio. Carlos Alves.

Presépio de trono ou de altar (4 andares). Irmãs Flores.

Presépio de cantarinha. Irmãs Flores.

Presépio alentejano. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio. Irmãs Flores.

Presépio de montanha. Irmãs Flores.

Maquineta com Presépio. Irmãs Flores.

Berço do Menino Jesus. Isabel Pires.

Presépio de 3 figuras. Isabel Pires.

Presépio de 4 figuras com Anjo. Isabel Pires.

Presépio de trono ou altar, reformulado (3 andares), com 1 anjo. Isabel Pires.

Presépio de trono ou altar, reformulado (3 andares), com 5 anjos. Isabel Pires.

Presépio alentejano. Isabel Pires.

Presépio alentejano. Isabel Pires.

Presépio alentejano. Isabel Pires.

Presépio alentejano. Isabel Pires.

Maquineta com Presépio. Isabel Pires,

Berço do Menino Jesus. Jorge da Conceição.

Berço do Menino Jesus. Jorge da Conceição.

Presépio de trono ou altar (3 andares)s, reformulado. Jorge da Conceição.

Presépio de 3 figuras. Jorge da Conceição.

Presépio de 3 figuras. Jorge da Conceição.

Presépio com a Sagrada Família (Só uma peça). Jorge da Conceição.

Presépio com a Sagrada Família (Só uma peça). Jorge da Conceição.

Presépio de 6 figuras (Adoração dos Magos). Jorge da Conceição.

Presépio representando a Adoração dos Magos (Só uma peça). Jorge da Conceição.

Presépio de 12 figuras com cenário (18 peças). Jorge da Conceição.

Presépio de 3 figuras. Maria Luísa da Conceição.

Presépio alentejano. Maria Luísa da Conceição.

Presépio de assobio. Maria Luísa da Conceição.

Presépio de 3 figuras. Ricardo Fonseca.

Presépio de 3 figuras. Ricardo Fonseca.

Adoração dos Magos. Ricardo Fonseca.

Presépio alentejano. Ricardo Fonseca.

Presépio alentejano. Ricardo Fonseca.

Presépio alentejano. Ricardo Fonseca.

Presépio alentejano. Ricardo Fonseca.

Presépio. Ricardo Fonseca.

Presépio. Ricardo Fonseca.

Presépio de galinheiro. Ricardo Fonseca.