domingo, 26 de março de 2017

quinta-feira, 23 de março de 2017

Poetas em defesa da olaria de Estremoz - 05


Maria Guiomar Ávila (1919-1992).
Professora e poetisa, natural de Estremoz.
LIVROS - À janela da Vida (1998).

Barros de Estremoz

Bilha de barro, enfeitada,
Lembras moçoila corada,
De cara fresca e bonita,
Cinturinha fina
E ancas modeladas
No avental de chita!
Bilha de barro, singela
Como a alma do oleiro
Que te desenha e modela!
Basta olhar-te e logo vejo
- Na tua graça e frescura –
Todo o povo do Alentejo:
Pastores de olhos perdidos na lonjura,
Sem lutas nem ambição,
Falando a sós com Deus
Em longas noites e dias
de solidão;
Ceifeiras e mondadeiras,
Simples e joviais,
Cantando para enganar
O cansaço das horas sempre iguais:

"Lá vai o comboio, lá vai,
Lá vai ele a assobiar.
Lá vai o meu lindo amor
Para a vida militar..."

E os ganhões,
Erguendo ao alto as enxadas,
Em longas filas cerradas
(Como um friso de escultura
De antiga tradição)
Pedindo à terra
O tesouro que ela encerra
E que há-de um dia transformar-se em pão.
E o manajeiro,
O ajuda, o maioral...
Todo este povo humilde,
Honesto e leal,
Em ti perpassa
Como um símbolo vivo
Do trabalho e da raça!

Oh minha bilha, enfeitada,
Lembras moçoila corada,
De cara fresca e bonita,
Cinturinha fina
E ancas modeladas
No avental de chita!

segunda-feira, 20 de março de 2017

Eu e os Bonecos de Estremoz





Textos publicados após a proclamação dos Bonecos de Estremoz
como Património Cultural Imaterial da Humanidade

Cristo na coluna (18-02-2024)
A boniqueira Joana (18-11-2022)
Presépio de Carlos Alves (13-04-2022) 
Uma carta fora do baralho (02-01-2022)
O Carlos e a Joana: Olha que dois! (Blogue: 15-05-2021)
Assobios à Jorge da Conceição (Blogue: 11-05-2021)
Os assobios de Jorge Carrapiço (Blogue: 26-04-2021)
O meu posto é aqui! (Blogue: 28-03-2021)
Luís Parente, O Bonacheirão (Blogue: 14-03-2021)
Bonecos de Estremoz e pandemia (Blogue: 30-01-2021)
A Boniqueira Joana (Blogue: 27-01-2021)
Bonecos de Estremoz e pandemia (Blogue: 30-01-2021)
Auto de Natal (Blogue: 23-12-2020)
Santo António no púlpito (Blogue: 11-12-2020)
Auto das damas dos girassóis (Blogue: 29-11-2020)
O todo e as partes (Blogue: 26-11-2020)
Auto dos ganchos de meia (Blogue: 24-11-2000)
Um gancho de meia antonino (Blogue: 21-11-2000)
Esquerda ou direita? (Blogue: 15-11-2020)
Isabel Pires e a Alegoria do Outono (Blogue: 07-11-2020)
A Cegueira do Amor da Boniqueira (Blogue: 04-11-2020)
Isabel Pires e o velho camponês alentejano (Blogue: 26-10-2020) 
Sara Sapateiro e o aristocrata rural (Blogue: 21-10-2020)
J.R.: De Dallas para Estremoz (Blogue: 17-10-2020)
Vera Magalhães no Reino de Liliput (Blogue: 14-10-2020)
O Peralta sou eu (Blogue: 09-10-2020)
Atributos, pormenores e estilo (Blogue: 06-10-2020)
Os ganchinhos da Madalena (blogue: 05-10-2020)
Presépios e inovação (Blogue: 19-09-2020)
Imagens Devocionais e Inovação (Blogue: 13-09-2020)
Ser ou não ser, eis a questão (Blogue: 09-09-2020)
Ricardo Fonseca e a Alegoria da Justiça (Blogue: 07-09-2020)
Bonecos de Estremoz: Irmãs Flores (2.ª parte) (Blogue: 04-09-2020)
Todos diferentes, todos iguais! (Blogue: 03-09-2020)
Outros frades (Blogue: 01-09-2020)
Frade a cavalo (Blogue: 28-08-2020)
Peraltas e suas cores (Blogue: 23-08-2020)
Acerca de Peraltas (Blogue: 19-08-2020)
A Senhora de pezinhos de Ana Catarina Grilo (Blogue: 16-08-2020)
O Peralta de Luísa Batalha (Blogue: 12-08-2020)
- Isto aqui é o da Joana! (Blogue: 08-08-2020)
Bonecos de Estremoz: Ricardo Fonseca (2.ª parte) (Blogue: 07-08-2020)
Ana das Peles e Sá Lemos (Blogue: 02-08-2020)
Combinação de cores (Blogue: 29-07-2020)

Cores nos Bonecos de Estremoz: ( Blogue: 27-07-2020)
Bonecos de Estremoz: Tintas de pintura e pigmentos (Blogue: 23-07-2020)
Acerca de Senhoras de pezinhos (Blogue: 21-07-2020)
Inocência Lopes e o dois em um (Blogue: 18-07-2020)
Madalena Bilro e a Senhora de pezinhos (Blogue: 15-07-2020)
A Senhora de pezinhos de Luísa Batalha (Blogue: 10-07-2020)
A Primavera de Joana Oliveira (Blogue: 06-07-2020)
Inocência Lopes e o infortúnio de Santo António (Blogue: 29-06-2020)
Ana Catarina Grilo, uma barrista que veio para ficar (Blogue: 19-06-2020)
Ganchos de meia e sua recuperação (Blogue: 16-06-2020)

Auto do desconfinamento de Santo António (Blogue: 13-06-2020)
Bonecos de Estremoz e pandemia: Ricardo Jorge (Blogue: 11-06-2020)
Peralta e Sécia (ganchos de meia) (Blogue: 03 de Junho de 2020)
- Joana Oliveira, uma barrista que se afirma (Blogue: 30-05-2020)
Bonecos de Estremoz e pandemia: Peralta e Sécia (Blogue: 28 de Maio de 2020)
Santo António e COVID-19 (Blogue: 26 de Maio de 2020)
- Bonecos de Estremoz e pandemia: São Roque (Blogue 13-05-2020)
Bonecos de Estremoz: Mário Lagartinho (Blogue 26-04-2020)
Bonecos de Estremoz: a Literatura de Tradição Oral (Blogue-15-04-2020)
Bonecos de Estremoz: Miguel Gomes e Célia Freitas (Blogue-11-04-2020)
Bonecos de Estremoz: Fátima Lopes (Blogue 01-04-2020)
Bonecos de Estremoz: Paulo Cardoso (Blogue 29-03-2020)
Bonecos de Estremoz: Jorge Carrapiço (Blogue 26-03-2020)
Bonecos de Estremoz: Isabel Pires (Blogue 24-03-2020)
Bonecos de Estremoz: Duarte Catela (Blogue 17-03-2019)
Ana das Peles, presente! (Blogue 19-02-2020)
Bonecos de Estremoz: João Fortio (Blogue 10-02-2020)
Bonecos de Estremoz: Carlos Alves (Blogue 10-02-2020)
- Nossa Senhora dos Mártires de Estremoz (Blogue 07-02-2020)
As Jóias da Coroa (Blogue 16-01-2020)
75 anos da morte de Ana das Peles (Blogue 26-12-2019)
Bonecos de Estremoz em exposição (Blogue 09-12-2019)
Presépio de 3 figuras (Blogue 02-12-2019)
Bonecos de Estremoz: Aclénia Pereira (Blogue 20-11-2019)
Bonecos de Estremoz: Rui Barradas (Blogue 15-11-2019)
Bonecos de Estremoz: Uma Estória (Blogue 13-11-2019)
Bonecos de Estremoz: Fátima Estróia (Blogue 08-11-2019)
Mariano da Conceição (1903-1959) (Blogue 10-10-2019)
Mariano da Conceição partiu há 60 anos (Blogue 08-10-2019)
Bonecos de Estremoz: Mariano da Conceição (2.ª parte) (Blogue 10-10-2019)
Bonecos de Estremoz: Ricardo Fonseca (1.ª parte) (Blogue 17-09-2019)
Bonecos de Estremoz: Mariano da Conceição (1.ª parte) (Blogue 13-09-2019)

Bonecos de Estremoz: Guilhermina Maldonado (Blogue 08-09-2019)
- Bonecos de Estremoz: Afonso Ginja e Matilde Ginja (Blogue 06-09-2019)
- Bonecos de Estremoz: Irmãos Ginja (Blogue 26-08-2019)
Bonecos de Estremoz: Irmãs Flores (1.ª parte) (Blogue 23-08-2019)
Bonecos de Estremoz: Ana das Peles (2.ª parte) (Blogue 21-08-2019) 
Bonecos de Estremoz: Ana das Peles (1.ª parte) (Blogue 13-08-2019)
Brinquedos de louça de Estremoz (Blogue 09-08-2019)
Olaria enfeitada (Blogue 02-08-2019)
Bonecos de Estremoz: Sabina Santos (Blogue 24-07-2019)
Bonecos de Estremoz: Ganchos de meia (Blogue 16-07-2019)
Bonecos de Estremoz: Jorge da Conceição (Blogue 14-07-2019)
Bonecos de Estremoz: Armando Alves (Blogue 07-07-2019)
Bonecos de Estremoz: Maria Luísa da Conceição (Blogue 29-06-2019)
Bonecos de Estremoz: As Primaveras (Blogue 26-06-2019)
Bonecos de Estremoz: Liberdade da Conceição (Blogue 23-06-2019)
Bonecos de Estremoz: José Marcelino Moreira (Blogue 18-06-2019)
Bonecos de Estremoz: Preta florista (Blogue 09-06-2019)
Bonecos de Estremoz: Quirina Alice Marmelo (Blogue 07-06-2019)
Bonecos de Estremoz: António Lino de Sousa (Blogue 05-06-2019)
Bonecos de Estremoz: Os assobios (Blogue 13-05-2019)
Bonecos de Estremoz: O amor é cego (Blogue 10-05-2019)
Toponímia de Estremoz - Omissões que ofendem (Jornal E nº 222, de 07-05-2019)
Sabina da Conceição na toponímia estremocense (Jornal E nº 221, de 19-04-2019) 
Alquimista e Templário (Blogue 21-01-2019)  
Monumento aos Bonecos de Estremoz (Blogue 22-09-2018) 
Figurado de Estremoz em selo (Blogue 30-08-2018)

Textos publicados na proximidade temporal da proclamação dos
Bonecos de Estremoz como Património Cultural Imaterial da Humanidade


Secção mantida no jornal regionalista Brados do Alentejo,
visando publicitar a Candidatura dos Bonecos de Estremoz
a Património Cultural da Humanidade

68 - Berços do Menino Jesus - 7  (B.A. nº 902 - 3ª série - 16-03-2017)
67 - Berços do Menino Jesus - 6 (B.A. nº 901 - 3ª série - 02-03-2017)
66 - Berços do Menino Jesus - 5 (B.A. nº 900 - 3ª série - 16-02-2017)
65 - Berços do Menino Jesus - 4 (B.A. nº 899 - 3ª série - 02-02-2017)
64 - Berços do Menino Jesus - 3 (B.A. nº 898 - 3ª série - 19-01-2017)
63 - Berços do Menino Jesus - 2 (B.A. nº 897 - 3ª série - 05-01-2017)
62 - Berços do Menino Jesus - 1 (B.A. nº 896 - 3ª série - 22-12-2016)
61 - O aguadeiro - 11 (B.A. nº 895 - 3ª série - 08-12-2016)
60 - O aguadeiro - 10 (B.A. nº 894 - 3ª série - 24-11-2016)
59 - O aguadeiro - 9 (B.A. nº 893 - 3ª série - 10-11-2016)
58 - O aguadeiro - 8 (B.A. nº 892 - 3ª série - 27-10-2016)
57 - O aguadeiro - 7 (B.A. nº 891 - 3ª série - 13-10-2016)
56 - Mário Lagartinho, bonequeiro de Estremoz (B.A. nº 890 - 3ª série - 29-09-2016)
55 - O aguadeiro - 6  (B.A. nº 888 - 3ª série - 04-08-2016)
54 - O aguadeiro - 5 (B.A. nº 887 - 3ª série - 21-07-2016)
53 - O aguadeiro - 4 (B.A. nº 886 - 3ª série - 07-07-2016)
52 - O aguadeiro - 3 (B.A. nº 885 - 3ª série - 23-06-2016)
51 - O aguadeiro - 2 (B.A. nº 884 - 3ª série - 09-06-2016)
50 - O aguadeiro - 1 (B.A. nº 883 - 3ª série - 26-05-2016)
49 - Mulher a passar a ferro - 4  (B.A. nº 882 - 3ª série - 12-05-2016)
48 - Terrina de Estremoz  (B.A. nº 881 - 3ª série - 28-04-2016)
47 - Mulher a passar a ferro - 3  (B.A. nº 880 - 3ª série - 15-04-2016)
46 - Mulher a passar a ferro - 2 (B.A. nº 879 - 3ª série - 31-03-2016)
45 - Mulher a passar a ferro - 1 (B.A. nº 878 - 3ª série - 17-03-2016)
44 - Fuga para o Egipto - 5  (B.A. nº 877 - 3ª série - 03-03-2016)
43 - Fuga para o Egipto - 4  (B.A. nº 876 - 3ª série - 18-02-2016)
42 - Fuga para o Egipto - 3 (B.A. nº 875 - 3ª série - 04-02-2016)
41 - Fuga para o Egipto - 2 (B.A. nº 874 - 3ª série - 21-01-2016)
40 - Fuga para o Egipto - 1 (B.A. nº 873 - 3ª série - 07-01-2016)
39 - Pastor das migas - 3 (B.A. nº 872- 3ª série - 24-12-2015)
38 - Pastor das migas - 2 (B.A. nº 871 - 3ª série - 10-12-2015)
37 - Pastor das migas - 1 (B.A. nº 870 - 3ª série - 26-11-2015)
36 - O homem dos foguetes (B.A. nº 869 - 3ª série - 12-11-2015)
35 - Senhora a servir o chá - 2 (B.A. nº 868 - 3ª série - 29-10-2015)
34 - Senhora a servir o chá - 1 (B.A. nº 867 - 3ª série - 15-10-2015)
33 - As fiandeiras (B.A. nº 866 - 3ª série - 01-10-2015)
32 -  São Pedro, Pescador, Apóstolo, Porteiro do Céu, 1º Bispo de Roma, 1º Papa e Mártir (B.A. nº 865 - 3ª série - 17-09-2015)
31 - Nossa Senhora da Imaculada Conceição (B.A. nº 864 - 3ª série - 06-08-2015)
30 - São João Baptista, Percursor, Profeta e Mártir (B.A. nº 863 - 3ª série - 23-07-2015)
29 - Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir (B.A. nº 862 - 3ª série - 09-07-2015)
28 - O meu amigo José Moreira  (B.A. nº 861 - 3ª série - 25-06-2015)
27 - José Moreira, o inovador  (B.A. nº 860 - 3ª série - 11-06-2015)
26 - Santa Bárbara (B.A. nº 859 - 3ª série - 28-05-2015)
25 - Bonecos de Estremoz na literatura oral (B.A. nº 858 - 3ª série - 14-05-2015)
24 - Bom filho à casa torna (B.A. nº 857 - 3ª série - 30-04-2015)
23 - Um burro singular (B.A. nº 856 - 3ª série - 16-04-2015)
22 - A hierarquia do presépio de trono  (B.A. nº 855 - 3ª série - 02-04-2015)
21 - Os Bonecos de Estremoz na Exposição do Mundo Português (B.A. nº 854 - 3ª série - 19-03-2015)
20 Ricardo Fonseca, o benjamim dos barristas (B.A. nº 853 - 3ª série - 05-03-2015)
19 - Uma questão de nomenclatura (B.A. nº 852 - 3ª série -19-02-2015)
18 - Pastor das migas (B.A. nº 851 - 3ª série - 05-02-2015)
17 - As Primaveras  (B.A. nº 850 - 3ª série - 22-1-2015)
16 - Os apitos da Maria Inácia  (B.A. nº 849 - 3ª série - 08-1-2015)
15 - Cada coisa no seu lugar!  (B.A. nº 848 - 3ª série - 25-12-2014) 
14 - Armando, bonequeiro de Estremoz (B.A. nº 847 - 3ª série - 11-12-2014)
13 - Rebaptizemos, pois (B.A. nº 846 - 3ª série - 27-11-2014) 
12 - Baptizar é preciso! (B.A. nº 845 - 3ª série - 13-11-2014)
11 - O preço dos bonecos  (B.A. nº 844 - 3ª série - 30-10-2014)
10 - Põe o chapéu. Tira a carapuça (B.A. nº 843 - 3ª série - 16-10-2014)
 9 - Santo António no figurado de Estremoz (B.A. nº 842 - 3ª série - 02-10-2014)
 8 - Tipos de colecções de Bonecos de Estremoz (B.A. nº 841 - 3ª série - 11-09-2014)
 7 - Coleccionar Bonecos de Estremoz (B.A.nº 840 - 3ª série - 07-08-2014)
 6 - Tradição, inovação e mudança de paradigma (B.A.nº 839 - 3ª série - 24-07-2014)
 5 - Conexão entre patrimónios imateriais da Humanidade (B.A.nº 838 - 3ª série - 10-07-2014)
 4 - Galeria dos Bonecos de Estremoz (B.A.nº 837 - 3ª série - 26-06-2014)
 3 - Marcas de identidade  (B.A.nº 836 - 3ª série - 12-06-2014)
 2 - Invariância e Mutabilidade nos Bonecos de Estremoz (B.A.nº 835 - 3ª série - 29-05-2014)
 1 - À laia de justificação (B.A.nº 834 - 3ª série - 15-05-2014)
 

quinta-feira, 16 de março de 2017

68 – Berços do Menino Jesus - 7


Berço dos anjinhos (2017).
Ricardo Fonseca (1986-).
Colecção particular.

Figurado de Estremoz – 4
Simbologia do berço dos anjinhos
À semelhança do berço das pombinhas, também o berço dos anjinhos é revelador da modificação introduzida pelos nossos barristas ao contexto do nascimento de Jesus. Igualmente decorado com recurso ao azul do Ultramar e ao ocre amarelo.
O simbolismo do galo é análogo ao do berço das pombinhas. O galo está ladeado de dois anjinhos, mensageiros de Deus junto dos homens. Ostentam asas numa alusão clara à sua capacidade de ascensão aos céus. São em número de dois, já que Jesus Cristo manifesta dois aspectos: o divino e o humano. Tocam trombeta, instrumento musical usado para anunciar os grandes acontecimentos históricos e cósmicos. As trombetas associam aqui o céu e a terra numa celebração única: o nascimento de Jesus Cristo.
O espaldar do berço está enfeitado com um laço dourado. Na antiga Grécia existia o costume de atar as imagens dos Deuses com um laço, para que não abandonassem o local e o povo. No antigo Egipto, o laço simbolizava a eternidade, pela união entre os deuses e os homens, o céu e a terra. Por outras palavras, o laço pode ser encarado como um supremo privilégio de domínio dos deuses. No cristianismo, os laços das vestimentas representam os três votos: a obediência, a pobreza e a castidade. Modernamente, o laço dourado é símbolo de promoção do valor da amamentação para a sociedade. A cor dourada simboliza a amamentação como padrão ouro para a alimentação infantil. Uma parte do laço representa a mãe e a restante representa a criança. O laço é simétrico, o que significa que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação. Sem o nó não haveria laço, pelo que o nó representa o pai, a família e a sociedade, sem os quais a amamentação não teria êxito. O laço encontra-se ladeado de folhas de sobreiro com bolotas, numa alegoria ao Alentejo.
Sobre os arcos, ramos de palma, verdes. Os ramos de palma simbolizam o martírio de Jesus, uma vez que a palma é considerada um atributo dos mártires, que na arte cristã ocidental são representados empunhando um ramo de palma. Esta, desde a época pré-cristã que é considerada como um símbolo de vitória e de ascensão, pelo que os heróis eram saudados com ramos de palma ao retornarem vitoriosos das batalhas. Os romanos usaram os ramos de palma como símbolo de vitória contra os judeus. Estes viriam a reagir, pelo que de acordo com os quatro evangelhos canónicos, Jesus foi recebido festivamente com ramos de palma na sua entrada triunfal em Jerusalém. Por isso a palma veio a ser adoptada pelos primeiros cristãos como símbolo da vitória dos fiéis sobre os inimigos da alma e é ainda encarada pelos cristãos como símbolo da vitória na guerra travada pelo espírito contra a carne. Daí que no Domingo de Ramos, os fiéis transportem ramos de palma abençoados pelo sacerdote no início da Procissão de Ramos, até à Igreja Matriz. Pelo facto de se manter sempre verde, a palma encerra em si igualmente um simbolismo associado à Ressurreição e Imortalidade de Cristo, após o drama do Calvário.
Entre os arcos ogivais, 4 corolas de gerbera que simbolizam a pureza e a inocência das crianças e aqui do Menino Jesus. Da esquerda para a direita e em sequência espectral, as cores e o respectivo simbolismo são sucessivamente: violeta (espiritualidade, mistério e misticismo), azul (nobreza, harmonia e serenidade), laranja (alegria e vitalidade) e vermelho (paixão e amor). As corolas são em número de 4, já que para Pitágoras o número 4 era perfeito, pelo que foi o número utilizado para fazer referência ao nome de Deus. Aquele número está também ligado ao simbolismo da cruz e ao número de evangelistas que descreveram a vida de Jesus.
A figura do Menino Jesus está deitada de costas em cima das palhinhas e com o braço esquerdo apoiado no peito, o que tem interpretação análoga à do presépio das pombinhas. O braço direito encontra-se esticado ao longo do corpo, com a palma da mão aberta, o que significa que não tem nada a esconder. Trata-se da mão direita, a mão que abençoa. A palma está virada para o Céu, simbolizando pacificação e dissipação de todo o medo.