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No Alentejo de outros tempos, a
colheita do trigo recorria à ceifa manual, actividade sazonal dificultada pelo
rigor do clima. Ceifeiros e ceifeiras sentiam-no bem no corpo. O trabalho
penoso e mal pago, realizava-se de “sol a sol”, interrompido apenas por
refeições rápidas e frugais. A “bucha” ao pegar no trabalho, o “almoço” pelas
10 horas da manhã, o “jantar” sensivelmente pelas 2 da tarde, a que se seguia a
“sesta” de duas horas para um retemperar de forças. A sesta ocorria à sombra de
uma azinheira ou de molhos de trigo e durava até serem acordados pelo manajeiro.
A faina prolongava-se até às 8 da noite, altura em que tinha lugar a “ceia”, a
última refeição do dia, finda a qual trabalhavam até haver luz e o manajeiro
dar a ordem de “solta”. Depois era o descanso nocturno, até ao nascer do sol do
dia seguinte.
A sesta dos ceifeiros é um tema
recorrente na arte portuguesa. Manuel Ribeiro de Pavia na litografia “Ceifeira
adormecida” (Fig. 2 e Fig. 3) patenteia uma ceifeira a descansar, encostada a
uma árvore e protegida pela sua sombra. Observe-se que a litografia é anterior
à criação da GRAVURA - Sociedade Portuguesa de Gravadores (1956). A prova nº 7
da litografia “Ceifeira adormecida” (Fig. 1) é uma prova de cor com um cromatismo mais vivo que o trabalho final
(Fig. 2), o qual teve uma tiragem de 50 exemplares cujo cromatismo é mais sóbrio.
José Malhoa (Fig. 3) no óleo sobre tela “A sesta dos
ceifeiros” (1895), mostra um grupo de ceifeiros a descansar à sombra de uma
árvore, a qual não aparece representada.
Dordio Gomes (Fig. 4) no óleo sobre tela “A sesta dos
ceifeiros” (1918), representa ceifeiros a descansar, protegidos por molhos de
trigo.
Publicado inicialmente a 16 de Julho de 2024
1. Barranhão de grandes dimensões decorado com base na tradicional tricromia verde-amarelo-ocre castanho, característica da louça vidrada de Redondo. Bordo beliscado e esponjado de verde. Fundo com decoração mista, fitomórfica e zoomórfica, na qual um arbusto florido serve de poiso a um bando de passarinhos, que também esvoaçam em torno dele, já com o bico carregado,. numa clara alegoria à Primavera.
O traço do esgrafitado é fino, firme e seguro, configurando o desenho ter saído das mãos de grande artista.
Autoria e datação por
determinar,
2. Prato de louça de barro vermelho de Redondo, pintado e não vidrado por Francisco Cardadeiro (Chico Galinho). A pintura cinge-se à parte frontal do prato, o fundo é negro e a decoração policromática e fitomórfica reproduz os habituais elementos decorativos da mobília tradicional alentejana. No bordo do prato existe simetria alternada dos elementos decorativos usados do prato. No fundo, existe simetria axial em relação ao eixo central.
Datação por determinar.
Em comunicação datada de 1998 (*), demonstrei que pela sua paisagem própria, pelo carácter do povo alentejano, pelo trajo popular, pela gastronomia, pela arte popular, pelo cancioneiro popular, pelo cante, pela música popular, pela casa tradicional, o Alentejo é uma região com uma identidade cultural própria.
No caso muito particular da
música popular alentejana, também os executantes e os instrumentos musicais
populares alentejanos, são parte integrante da identidade cultural alentejana,
a qual urge preservar e valorizar enquanto memória do povo.
Etno-musicólogos como Michel
Giacometti e Fernando Lopes Graça calcorrearam os campos do Alentejo nos anos
60 do século passado e efectuaram o registo etno-musical da região.
Conhecedor deste registo e daqueles que nele participaram, entre eles o seu tio Aníbal Falcato Alves, o barrista Carlos Alberto Alves, no mais estrito respeito pela técnica de produção e pela estética do Boneco de Estremoz, criou um conjunto de figuras sob a epígrafe MÚSICA POPULAR ALENTEJANA, o qual incorpora os tocadores dos seguintes instrumentos musicais populares alentejanos: adufe, pandeireta, bombo, tambor, ronca, cana rachada, cântaro, udu, ferrinhos, reque-reque, tamboril, trancanholas, castanholas, chocalho, guizos, flauta, viola campaniça e harmónio. Com esta criação procura homenagear todos aqueles que contribuíram para o registo etno-musical do Alentejo.
Felicito o barrista pela qualidade do seu trabalho e pela iniciativa de criar estas figuras, a qual além de louvável é simultaneamente uma forma de afirmação pessoal que constitui
mais um passo importante na consolidação da sua carreira como barrista.
Hernâni Matos
(*) - “A necessidade da criação da Região Administrativa
do Alentejo” no Encontro promovido pelo Movimento “Alentejo – Sim à
Regionalização por Portugal”. Estremoz, Junta de Freguesia de Santa Maria, 24
de Outubro de 1998.
Ontem, dia 31 de Maio, estive presente, por iniciativa própria, no acto
inaugural da exposição “Fazer crescer a vida - Rogério Ribeiro e o Neo-Realismo”.
Com curadoria de David Santos, a exposição ocupa os pisos 1 e 2 do
Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, mostrando cerca de duzentas e
cinquenta obras de pintura, desenho, gravura e cerâmica de Rogério Ribeiro, um
dos maiores protagonistas do neo-realismo visual português.
Rogério Ribeiro (1930-2008) é natural de Estremoz, onde nasceu em 1930. Tive o
privilégio de o entrevistar em 1981 para o jornal Brados do Alentejo. Aí se falou de neo-realismo. Num
enquadramento da presente exposição está patente um painel que destaca um excerto dessa
entrevista.
O Município de Estremoz galardoou o artista em 2006 com a Medalha de
Mérito Municipal - Grau Ouro e desde 2013 que a toponímia estremocense assinala
a existência da rua “Mestre Rogério Ribeiro”.
A exposição “Fazer crescer a vida -. Rogério Ribeiro e o Neo-Realismo”,
integra duas obras cedidas para o efeito pelo Museu Municipal de Estremoz e
pertencentes ao seu acervo. São elas: - Estudo, 1952. Aguarela sobre papel, 30
x 43 cm; - Mondadeiras, 1952. Tinta-da-China e gouache sobre papel, 35 x 45 cm.
De Estremoz, presentes ao acto inaugural e por iniciativa própria, estive
eu e duas pessoas que me acompanharam. Convenhamos que sabe a pouco.