sábado, 3 de outubro de 2015

José Vilhena, presente!

JOSÉ VILHENA (1927-2015).
Fotografia recolhida no blogue http://granito.blogspot.pt

O escritor, humorista, cartoonista e pintor José Vilhena (7/7/1927 - 3 /10/2015), de 88 anos, fundador das revistas “O Moralista” e “Gaiola Aberta”, morreu hoje em Lisboa, no Hospital de S. Francisco Xavier, vítima de doença de Alzheimer.
O velório de José Vilhena realiza-se amanhã a partir das 18 h na Basílica da Estrela, em Lisboa, estando o funeral previsto para as 11 h de segunda-feira para o cemitério do Alto de S. João, onde pelas 12 h, terá lugar a cerimónia de cremação.
José Vilhena foi genial na sátira política à sociedade portuguesa, antes e após a ditadura, com um prazer manifesto pelo erotismo. Em comunicado enviado à agência Lusa, o seu sobrinho Luís Vilhena, declarou: "José Vilhena foi o autor incontornável de três ou quatro décadas do humor em Portugal. A sua obra, na tradição de Gil Vicente, Bocage ou Bordalo Pinheiro, é uma crónica dos tempos. Umas vezes pela crítica de costumes, outras vezes no olhar sobre a política, outras sobre a Igreja e quase sempre sobre a mulher".
Como homenagem a José Vilhena, para sempre presente na nossa memória, reproduzimos aqui alguns dos seus famosos cartoons de sátira política, extraídos com a devida vénia da página http://www.vilhena.me, da responsabilidade de seu sobrinho Luís Vilhena. 









6 comentários:

  1. E uma pena mais um artista indo embora!! condoleres para a familia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Vilhena estará sempre presente. Essa a melhor homenagem que lhe podemos prestar.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  2. Exelentes trabalhos de Jose Vilhena, mais um talento nas artes vai embora, descanse em paz.

    ResponderEliminar