domingo, 16 de novembro de 2014

Evocação de António Telmo em Estremoz




António Telmo, filósofo, escritor e professor, figura cimeira da Cultura e da Filosofia Portuguesa foi evocado numa sessão que decorreu no passado dia 14 de Novembro, no Auditório da Escola Secundária da Rainha Santa Isabel, em Estremoz. Tratou-se de uma iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar Almeida Garrett e do Projecto António Telmo. Vida e Obra.
A sessão teve início a meio da manhã, perante um anfiteatro literalmente cheio, no qual se verificava não só a presença de alunos e professores da Escola, como também de familiares, amigos e alunos de António Telmo.
A abertura do evento coube a José Salema, Director da Escola, que foi aluno de António Telmo e justificou a iniciativa. Seguiu-se a intervenção de Cláudia Marçal, Directora da Biblioteca Escolar, a qual apresentou também os oradores, ambos estudiosos da obra de António Telmo e com trabalhos publicados no âmbito da Filosofia Portuguesa. Seguidamente, Pedro Martins fez a “Evocação de António Telmo” e Elísio Gala a apresentação do livro “Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo”, que a editora Licorne lançou no passado mês de Outubro, em estreita parceria com o Projecto António Telmo. Vida e Obra. O volume, com transcrição, organização, notas e comentários de João Ferreira, Pedro Martins e Rui Lopo, é prefaciado por António Cândido Franco e conta com a colaboração especial de  Maria Antónia Vitorino, Amon Pinho Davi, António Cândido Franco, Armando Carmelo e Romana Valente Pinho.
No final da sessão foi descerrado na Biblioteca da Escola, um retrato de António Telmo, que ficará a assinalar a sua passagem por aquele estabelecimento de ensino, então Escola Industrial e Comercial de Estremoz, em meados dos anos 60, imediatamente antes de partir para o Brasil, onde se juntou a Eudoro de Sousa e Agostinho da Silva, na Universidade de Brasília.
Na Biblioteca da Escola está patente ao público uma exposição bibliográfica de António Telmo.  

Hernâni Matos

Da esquerda para a direita: Elísio Gala, José Salema, Pedro Martins e Cáudia Marçal.
Um aspecto da assistência.
 Pedro Martins no uso da palavra. 
A intervenção de Elísio Gala.
Exposição bibliográfica de António Telmo na Biblioteca da Escola. 

José Salema (Director da Escola) e Maria Antónia Vitorino (viúva do homenageado) no acto de
descerramento do retrato.
O retrato que ficou a assinalar a passagem de António Telmo pela Escola.
 Pedro Martins autografando o livro "Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo". 

4 comentários:

  1. Obrigada pelas informações que nos deu àcerca desta cerimónia!
    É uma figura espantosa da nossa vida e do nosso país e pouco conhecida, infelizmente! Eu própria também o conheci há pouco tempo...
    Obrigada por todo o seu trabalho, ao longo de todo este tempo, sempre actual e que nos actualiza!
    Cumprimentos.
    mfernanda/.

    ResponderEliminar
  2. Fernanda:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Se possível, pode-me indicar onde posso encontrar elementos sobre o labor de António Telmo na Escola de Redondo (escola democrática) antes de 1974?

    Grato,

    Fernando Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando:

      Sugiro-lhe que contacte o CÍRCULO ANTÓNIO TELMO ( http://antonio-telmo-vida-e-obra.webnode.pt/ ) através do email : antoniotelmovidaeobra@gmail.com

      No passado dia 15 de Novembro, o Círculo desenvolveu a seguinte actividade

      15 de Novembro | 16:00 | Biblioteca Municipal do Redondo

      AGOSTINHO DA SILVA. 20 ANOS DEPOIS: UM PATRIMÓNIO TÉLMICO

      - Apresentação de Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo, com introdução de António Cândido Franco e transcrição, organização, notas e comentários de João Ferreira, Pedro Martins e Rui Lopo, por Elísio Gala
      - Evocação de António Telmo, por Armando Carmelo


      Creio que o Círculo tenha a intervenção de Armando Carmelo, que foi colega de António Telmo e lha possa facultar.

      Hernâni Matos

      Eliminar