quinta-feira, 17 de julho de 2014

Primárias? Não, obrigado!


Se há um conceito que me é grato e me está na massa do sangue, é o conceito de companheiros de estrada. Trata-se daqueles com quem gosto de fazer caminhadas conjuntas, não só pela necessidade de fazer pontes com quem pensa de maneira diferente de mim, mas também porque a união faz a força.
Os meus companheiros de estrada ou estão fora do espectro político-partidário ou então distribuem-se ao longo dele. Entre eles estão os socialistas do PS. Um deles, um amigo que muito prezo, convidou-me a participar nas primárias do PS. Ele não levará a mal, mas eu não quero participar nessa luta pela liderança do PS, por três motivos que passo a expor:
Em primeiro lugar, porque António Costa e António José Seguro são duas faces da mesma moeda, o Partido Socialista, que como partido do arco da governação é co-responsável conjunto com a direita instalada no poder, pelo estado a que o país chegou.
Em segundo lugar, é meu entendimento que é aos socialistas do PS e só a eles, que compete decidir quem será o seu próximo Secretário-Geral e candidato a Primeiro-Ministro de Portugal. Lá diz o rifão: “Quem está de fora, racha lenha”. Eticamente não faz sentido, que um não militante do PS, se declare simpatizante ao subscrever a Declaração de Princípios do Partido e com isso possa votar em pé de igualdade com militantes que pagam cotas, vão a reuniões, colam cartazes e fazem trabalho político.
Em terceiro lugar, porque perderia a minha independência ao subscrever a referida Declaração de Princípios. Como é que os meus restantes companheiros de estrada que não são do PS, me passariam a encarar? Certamente que não da mesma maneira que até aí. Eu já não seria ponte entre braços do mesmo rio. Eu teria passado a integrar um dos braços do rio. E essa não é a minha vontade.
Pelas razões expostas, só me resta declinar o convite do meu amigo, dizendo-lhe delicadamente:
- Primárias? Não, obrigado!

8 comentários:

  1. Meu Caro Hernâni

    Como estou de acordo consigo!!! Aquilo é uma fantochada de dois "galos" para o mesmo poleiro e como diz e bem aqueles são todos a mesma coisa. Hoje no Público lá vinha a noticia que a Câmara de Lisboa estava à "rasca" com uma dívida de mais 1.400 milhões de euros e lá tinha que começar a vender património!!! mas logo a seguir uma data de explicações onde todos eram culpados menos os socialistas da CM de Lisboa, pasme-se!!!!
    PORRA estou farto desta gente toda que nos desgraçou! COSTA/SEGURO é farinha do mesmo saco!!! O Seguro já sabemos o que vale e o Costa ainda falou pouco, mas é igualzinho ao Seguro.
    Agora temos a escandaleira do BES, onde mais uns desgraçados que compraram umas obrigaçõeszitas´lá vão ficar a arder! Já alguém foi preso? e o BPN já alguém foi preso?
    PS,PSD, CDS, BE e tudo o resto é farinha do mesmo saco!!! por muito que custe a alguns ouvir. Olhe-se para o Mundo e veja-se as desgraças feitas por todos em muitas partes do mundo!! Então que fazer?
    Emigrar para Marte, ao menos lá não os ouvimos e vimos e seremos finalmente felizes numa sociedade igual para todos e sem uns a sacanear os outros. ROUSEAU dizia que o homem é o lobo do homem. Assim emigremos para uma terra onde não existam homens, só marcianos!!!

    Um abraço deste seu amigo que o estima
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro:
      Creio que a minha assumida postura de recusa a me deixar instrumentalizar pelos políticos, chegou límpida e inalterada.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Um abraço para si e os meus respeitos para a Ana..

      Eliminar
  2. Sobre as Primárias no PS...

    Começo por informar que sou militante socialista há mais de 3 décadas.

    Inicialmente, quando surge a possibilidade deste tipo de "escrutínio" no P.S. pensei para mim própria que esta brincadeira de mau-gosto dificilmente seria aceite pelos militantes que fazem parte da Comissão Nacional. Afinal de contas a mesma é composta por militantes apoiantes do Dr. Seguro, mas também por militantes que não manifestaram o seu apoio aquando das eleições do Secretário-geral do P.S. Para minha surpresa as Primárias foram aceites, e com o voto favorável do Dr. António Costa. Não existe nos estatutos do PS nada que impeça este tipo de eleição, e na verdade o PS não é pioneiro neste tipo de escrutínio. "Em 2011, Francisco Assis, na altura candidato a secretário-geral do PS, vaticinava que “num dia não muito distante” a “sociedade vai exigir” primárias para a escolha dos candidatos dos partidos". Podemos assim concluir que esta proposta do Dr. Seguro não é nada que ainda não tivesse sido proposto dentro do PS. Até porque "As primárias têm sido uma ideia persistente dentro do PS. Desde 1992, que Álvaro Beleza, hoje secretário nacional e membro da comissão política e da comissão nacional do PS, defende a realização de primárias". E nós, socialistas militantes, vamos ter uma grande oportunidade (dia 28 de setembro) de nos exprimirmos, nas urnas ou fora das urnas!
    Não sei qual será o melhor candidato a ministro, mas sei que o Dr. Costa quando o PS estava de "rastos" não se disponibilizou para o credibilizar, tal como se propõe agora, quando o PS já não está "obrigado" a respeitar o memorando (assistência requerida pelo governo socialista, não devemos esquecer esta triste realidade) assinado com a Troika. Também sei que o Dr. Seguro não se juntou à família socialista para festejar a vitória da Câmara Municipal de Lisboa (nas últimas legislativas), e que essa tomada de atitude foi muito criticada por todos os que se prezam de ser socialistas. Na política este tipo de erros saem caros, e José Seguro está a pagá-lo. Não será da forma mais correta no meu modesto entender, mas um LÍDER tem que estar presente num acontecimento grandioso como foi a vitória do PS numa câmara que é a mais cobiçada por todos os partidos concorrentes. Não se deve subestimar os adversários, neste caso o adversário de Seguro era nem mais nem menos António Costa. E o Dr. António Costa sempre foi um "peso pesado" dentro do PS, mas ganhou ainda mais peso com a vitória na Câmara de Lisboa e com a falta de humildade do Dr. Seguro.
    Agora falemos dos militantes que foram expulsos do PS (estava a escrever estas palavras e dei comigo a sorrir pelo ridículo da situação). Será que podem votar como simpatizantes? E será que têm que subscrever a Declaração de Princípios do Partido? Que bom seria se aparecessem mais candidatos...alguém que credibilize realmente o Partido Socialista e os políticos portugueses. "Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela.", o que muito me entristece. Aos que se recusam a entrar nesta palhaçada: nunca "deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece a minha confiança.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ermelinda:
      Gostei muito de ler o seu comentário e respeito a sua postura crítica como militante socialista.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
    2. Onde se lê legislativas deve ler-se autárquicas, é um erro como facilmente poderá ser detetado.

      Respeitosos cumprimentos.

      Eliminar
    3. Ermelinda:
      Obrigado pela correcção.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  3. O texto e os comentários, já lidos, estão muito bem. Eu, apenas simpatizante entendi, sem conselhos de ninguém, que deveria inscrever-me. Na vida activa, nunca aceitei ser militante de ninguém.
    Mas, a partir de 1978, votei sempre no Partido Socialista. Vou votar no Dr. António Costa, pois o Dr. Seguro não tem mostrado segurança nenhuma. Eu, que trabalhei nos Seguros, costumo dizer : É um seguro caducado. E um seguro caducado não garante a minha casa, nem o meu ordenado de reformado. E, amanhã de manhãzinha, lá vou eu - bem perto da minha casinha - votar no Dr.António Costa, mesmo que haja raios e trovões. Não quero a direita a governar, nem o Dr. Seguro a amparar ... Já me levaram milhões de ... centavos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fez bem.
      Cada um de nós deve agir de acordo com os imperativos da sua consciência..
      O meus cumprimentos.

      Eliminar