segunda-feira, 24 de março de 2014

Belmonte e o blogue Do Tempo da Outra Senhora


Em 17 de Setembro do ano passado, fiz neste blogue a reportagem "Belmonte" a mais recente novela da TVI apresentada em Estremozrelativa ao evento ocorrido no dia anterior no Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte. Tive então oportunidade de afirmar:
Por mim, sou daqueles que pensam que o facto de grande parte da acção decorrer em Estremoz e no seu termo é uma mais valia para a cidade. De facto, a inclusão na novela da TVI, de imagens do nosso património e de actividades locais tão diversas como o cultivo da vinha, a pecuária ou a extracção de mármores, funciona como cartaz da região, que irá potenciar fluxos turísticos, com múltiplos reflexos positivos, especialmente a nível da restauração e da hotelaria, o que é assaz importante. É que Estremoz, cidade de serviços, precisa de turismo como um faminto precisa de pão para a boca. A Câmara Municipal de Estremoz está, pois, de parabéns pela sua parceria com a TVI e a cidade agradece.
Hoje, para além daquilo que então opinei e que reafirmo, quero também extrair ilações sobre os reflexos que Belmonte teve no blogue DO TEMPO DA OUTRA SENHORA.
Como atrás referi, em 17 de Setembro de 2013, publiquei a reportagem "Belmonte" a mais recente novela da TVI apresentada em Estremoz. Esta, em 189 dias alcançou 5424 visualizações, o que corresponde a uma média de 29 visualizações por dia.
Por outro lado, em 22 de Setembro de 2013, criei no blogue uma página de acesso aos episódios de Belmonte alojados no YouTube. Até agora, os 138 episódios obtiveram 17309 visualizações em 184 dias, o que corresponde a uma média de 94 visualizações por dia e de 125 visualizações por episódio. Significa isto, que a novela “Belmonte” gerou neste blogue um fluxo de visitantes fidelizado à novela, que não deixará de ler posts que lhe são disponibilizados, tanto no índice temático como na selecção de posts mais populares dos últimos 7 dias, dos últimos 30 dias e de sempre.
Na presente data, o blogue DO TEMPO DA OUTRA SENHORA tem uma media diária de 394 visitas e 705 páginas visitadas, encontrando-se em 142º lugar do ranking nacional do BLOGÓMETRO, num conjunto de 1729 blogues.
Quanto às estatísticas de seguidores, elas são as seguintes: 587 seguidores através do Google Rede Social, 349 seguidores através do Google+ e 346 seguidores através dos NetworkBlogs.
Por outro lado, em 4 anos de existência foram editados 430 posts distribuídos por 47 temas: Acerca de mim (89), Ano Novo (2), Arte popular (33), Artesãos (7), Azulejaria (29), Barrística de Estremoz (45), Blogues recomendados (1), Canção (1), Carnaval (2), Cartazes (6), Cinema (2), Ciência (9), Contas à vida (5), Crítica Social (36), Ecologia (8), Efemérides (25), Estações do Ano (17), Estremoz (70), Etnografia (56), Exposições (17), Festividades Cíclicas (19), Filosofia (2), Física (8), Gastronomia (16), História de Portugal (19), História Postal (2), Humor (25), Ilustração (7), Janeiras (1), Literatura (7), Literatura oral (93), Livros (12), Memórias de Infância (21), Meses do Ano (23), Mitologia (5), Mulher (8), Música (3), Natal (15), Números (6), Personalidades (27), Pintura (35), Poesia (1), Publicidade (2), Páscoa (1), Quaresma (1), Religião (47).
Os 430 posts receberam 2334 comentários, o que corresponde a uma média de 5 comentários por post e é indicador de interactividade entre o leitor o blogger.
Parece-me ser legítimo concluir que o blogue DO TEMPO DA OUTRA SENHORA é um blogue de âmbito nacional, com um número de leitores consolidado, que reconhece nele um blogue cultural prestigiado e com uma oferta temática plural. Daí que o feedback dos leitores nos estimule no prosseguimento do caminho iniciado a 20 de Fevereiro de 2010.

7 comentários:

  1. Felicidades por los cuatro años del blog.
    Soy española por nacimiento y de corazón, ibérica geográficamente y" lusitanaportuguesa " de querencia. Seguidora de su blog que me encanta. Disculpe por mi ignorancia y atrevimiento al preguntarle quién es " a Outra Senhora ".
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tereza:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Sugiro-lhe a leitura do post:
      O TEMPO DA OUTRA SENHORA - SIGNIFICADOS
      http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.pt/2010/03/interpretacoes-de-o-tempo-da-outra.html
      Os meus cumprimentos,

      Eliminar
  2. Gostei de tudo que li acerca da aceitação, que o seu blogue esta tendo por parte de muitos portugueses e portuguesas. Achei deveras
    interessante. saber que ele atravessa fronteiras. como se verifica pelo comentário da Sª Tereza S. Lázaro. Porém, ela faz a pergunta sobre o que significa« o tempo da outra senhora» pergunta que eu já tenho feito a mim próprio. Esperei encontrar na sua resposta o verdadeiro significado, mas fiquei exactamente com as mesmas dúvidas que tinha anteriormente. A minha interpretação foi sempre a de que se referia ao tempo da ditadura e a democracia de hoje. Não seria isto que a referida senhora gostaria de uma resposta mais explícita.. O http ou o html nada me diz, mas isso admito-o à minha ignorância. .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Fonseca:
      Em alternativa ao que disse aquela senhora, procure através do Google o meu post:
      O TEMPO DA OUTRA SENHORA - SIGNIFICADOS
      Lá está tudo explicado.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Sr. Jose Fonseca:
      Mi interpretación coincidía con la suya aunque tenía mis dudas y por eso pregunté al Sr. Hernâni que, como buen maestro que creo que es, ayuda a buscar las explicaciones indicando el camino.
      Es una delicia leer el idioma portugués siguiendo este blog tan interesante.
      Muito obrigado.

      Eliminar
  3. Olá mais uma vez.Estou a desenvolver um estudo relacionado com telenovelas e turismo. ESTREMOZ é um dos concelhos que estou a estudar, mas para isso necessito de dados fidedignos dos residentes de ESTREMOZ. Infelizmente a aderência nas respostas aos questionários não tem sido a melhor :( Se me puderem ajudar a divulgar agradecia imenso. Obrigado. http://goo.gl/MA9TLu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André:
      Já disponibilizei o acesso ao seu inquérito no canto superior direito do meu blogue. Vou agora endereçar um email aos meus contactos locais, pedindo colaboração.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar