quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Portuguesa

Por ocasião do Ultimato Inglês de 1890, Henrique Lopes de Mendonça (1856-1931)  escreveu, com música de Alfredo Keil (1850-1907), “A Portuguesa”, marcha fremente e empolgante, de intensa expressão patriótica que se tornou um sucesso e se popularizou em todo o país, por interpretar fielmente o sentimento patriótico de revolta contra o ultimato que a Inglaterra, em termos altivos e vexatórios, impusera a Portugal.

Versão inicial da letra e música de “A Portugueza”.

De salientar que a proclamação "contra os canhões, marchar, marchar", presente no refrão, é uma versão rectificada da letra original na qual se apregoava "contra os bretões, marchar, marchar", uma vez que o hino tinha sido produzido para reagir ao ultraje inglês.
Todavia, a marcha que fora concebida para unir os portugueses em torno de um sentimento comum, foi cantada pelos revolucionários de 31 de Janeiro de 1891, pelo que a partir daí a Monarquia proibiu a sua execução em actos oficiais e solenes.

31 de Janeiro, proclamação da República no Porto - 1891. A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
DAS JANELLAS DA CAMARA MUNICIPAL. Gravura de Bertrand Dete in in A Ilustração,
Paris 1891, vol. 3, p. 73.

Quando da implantação da República em 1910 "A Portuguesa" emerge espontaneamente de novo, sendo tocada e cantada nas ruas de Lisboa, tornando-se na sua versão completa, um consagrado símbolo nacional. A Assembleia Constituinte de 19 de Junho de 1911, que aprovou a Bandeira Nacional, proclamou "A Portuguesa" como Hino Nacional.

 Versão actual da letra e música de “A Portuguesa”.

Em 1956, constatando-se a existência de algumas variantes do Hino, não só em termos melódicos como nas instrumentações, especialmente para banda, o Governo nomeou uma comissão encarregada de estudar a versão oficial de "A Portuguesa", a qual elaborou uma proposta que seria aprovada através da resolução do Conselho de Ministros publicada no Diário do Governo, 1ª série, nº 199, de 4-9-1957. Esta versão oficial é a que está actualmente em vigor. A letra foi simplificada, tendo sido elaborada a versão para grande orquestra sinfónica, da autoria de Frederico de Freitas, e, a partir desta, a versão para grande banda marcial, pelo major Lourenço Alves Ribeiro.

Publicado em 6 de Outubro de 2010

7 comentários:

  1. Gostei, sim senhor! Obrigada pelo seu trabalho!
    mf/.

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho, gostei, obrigado

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha,
    a Portuguesa foi ensaiada no Carril...é pena a casinha onde foram feitos os ensaios está a ruir...poder-se-á fazer alguma coisa..para que se possa reconstruir?

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que ainda há muitos portugueses, com orgulho na sua bandeira e no seu símbolo. Pena que nas actuais escolas, não ensinem aos alunos a honrar a Bandeira e o seu Hino. Há actualmente um certo distanciamento comparado com o meu tempo.
    Actualmente estamos na era de pouca importância aos valores cívicos. Mais uma vez agradeço que tenha trazido um assunto importante ao seu blogue
    Rosa Casquinha

    ResponderEliminar
  5. Maria Rosa:
    Obrigado pelo seu comentário que muito valori este blogue

    ResponderEliminar
  6. Viva A Republica.

    Alguém quer apagar a memória e os teus ideais.






    ResponderEliminar